Terceiro Encontro de Tradutores começa 5ª na Casa Guilherme de Almeida

Transfusão – Encontro de Tradutores acontece de 12 a 15 deste mês

qua, 11/09/2013 - 9h08 | Do Portal do Governo

De 12 a 15 de setembro, acontece a terceira edição do Transfusão – Encontro de Tradutores, com curadoria de Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello. O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida, instituição do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Poiesis -Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O evento será composto por palestras e mesas-redondas e contará com a participação de importantes nomes da teoria da tradução, como o acadêmico Edwin Gentzler, da Universidade de Massachusetts, o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e o canadense Roch Duval, que abordará a teoria da transfusão, um dos termos usados por Guilherme de Almeida para denominar a tradução literária.

O tema deste ano será a “Tradução e Reescritura”. Serão abordadas as noções de traduzir e de recriar, assim como o conceito de reescritura como procedimento intrínseco à produção e à tradição literárias. O evento começa na quinta, 12, a partir das 19h, com uma apresentação literomusical por Carlos Rennó, Lívia Nestrovski e Fred Ferreira. Tanto a abertura como o encerramento (no dia 15), acontecem na Casa Guilherme de Almeida. Já as atividades dos dias 13 e 14 acontecem na Funcadi – Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho.

SERVIÇO
Transfusão – III Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida
De 12 a 15 de setembro

Dias 12 e 15 na Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Dias 13 e 14 na Funcadi – Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho
Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu
www.funcadi.com.br

Do Portal do Governo do Estado