Terceira edição da Osesp Itinerante leva música erudita pelo Estado

Orquestra irá a Araraquara, Ribeirão Preto, São Carlos, Barretos, Franca, Araçatuba e Santos

qui, 25/03/2010 - 15h29 | Do Portal do Governo

A turnê Osesp Itinerante chega a sua terceira edição. Este ano serão percorridas nove cidades paulistas. As primeiras a receberem a edição 2010 serão Ribeirão Preto e Araraquara entre os dias 26 de março e 1º de abril. Também estão no roteiro São Carlos, Barretos, Franca, Araçatuba, Guarulhos, Osasco e Santos.

A Osesp Itinerante oferece à população uma série de atividades gratuitas que vão desde concertos sinfônicos ao ar livre, oficinas de instrumentos com músicos da Osesp, cursos de apreciação musical com professores especializados até apresentações de música de câmara e canto coral. Leia mais aqui.

Edição anterior

A companhia esteve em oito cidades em 2009: Presidente Prudente, Assis, Ourinhos, Avaré, Campinas, Jundiaí, Santo André e São Caetano do Sul. Mais de 120 músicos e outros profissionais da Fundação Osesp cumpriram a missão de levar música de qualidade à população de outras regiões do Estado. Aconteceram concertos ao ar livre, apresentações de música de câmara e coral e oficinas e cursos de história da arte, com média de oito por cidade. Leia mais aqui.

2010 com nova estrutura

O foco será ampliar os projetos da Osesp nas áreas de Educação e Programas Sociais – ampliação do programa de concertos a baixo custo aos domingos, com a programação dos concertos regulares na Sala São Paulo e ingressos a custo baixo.  A orquestra vai assumir também um papel de frente na produção de materiais didáticos, em um momento em que a música deve se tornar matéria obrigatória em todas as escolas do País. 

Além disso, a Fundação Osesp passa a ter um diretor artístico, Arthur Nestrovski, responsável pelo projeto cultural e artístico da instituição, um regente titular, Yan Pascal Tortelier, que atuará como chefe de orquestra e comandará o corpo de músicos, e um diretor executivo, Marcelo Lopes, responsável pela estrutura administrativa, financeira e legal da instituição. Os três se reportarão diretamente ao Conselho de Administração da Fundação Osesp. Leia mais aqui.

Na temporada de 2010 e 2011 a orquestra realizará o projeto de apresentar todas as sinfonias de Mahler, bem como seus principais ciclos de canções. O palco da Sala São Paulo receberá, neste ano, dois influentes regentes da atualidade, o maestro John Nelson (diretor musical honorário do Ensemble Musicale de Paris) e a maestrina Marin Alsop (diretora da Sinfônica de Baltimore). Entre os solistas convidados para o ciclo, estão a meio-soprano Petra Lang e Nathalie Stutzmann, contralto. Leia mais aqui.

Sobre a Osesp

Com mais de 130 apresentações anuais em sua temporada de concertos, a Osesp é o mais destacado conjunto sinfônico da América Latina. Sua programação é abrangente, e mescla as grandes obras da literatura musical internacional com obras contemporâneas, primeiras audições mundiais e peças de compositores brasileiros. A Osesp já fez turnês para América Latina (2000), Estados Unidos da América (2002), Europa (2003), Brasil (2004), Cone Sul (2005) e Estados Unidos da América (2006), Europa (2007), Brasil (2008) e Estados Unidos (2009).

Do Portal do Governo do Estado com informações da Osesp