Temporada de Projetos 2018 do Paço das Artes começa na terça-feira (17)

Cerimônia de inauguração será realizada às 19h; frequentadores poderão conferir as exibições até o dia 9 de setembro

qua, 11/07/2018 - 15h19 | Do Portal do Governo

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado, o Paço das Artes promove a inauguração, na próxima terça-feira (17), da quarta exposição da Temporada de Projetos 2018. A cerimônia ocorrerá às 19h, com as mostras “Exercício de Futurologia”, de Ismael Monticelli, e “Audio-Guias para Brise-Soleil”, de Felipe Braga.

Os visitantes poderão conferir as exposições até o dia 9 de setembro, com entrada gratuita, na sala expositiva do térreo do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Europa, 158, na capital paulista.

Na mostra “Exercício de Futurologia”, Ismael Monticelli expõe o resultado de uma pesquisa realizada a partir da situação do Paço das Artes que, desde a inauguração, há quase cinquenta anos, não conta oficialmente com uma sede própria.

“Nômade, que parece estar sempre à deriva e a procura de um lugar para aportar”, define o artista a respeito da iniciativa. Ismael Monticelli coleta narrativas dos públicos de instituições artísticas e culturais brasileiras por meio de entrevistas pessoais, conversas e relatos em redes sociais, materializando as angústias dos públicos com frases, cartazes e maquetes.

Inspiração

Já Felipe Braga, com “Audio-Guias para Brise-Soleil”, destaca um sistema expositivo inacabado com painéis modulares inspirado no projeto do designer alemão Karl Bergmiller, usado pelo MAM do Rio na ocasião do incêndio que quase destruiu todo o acervo do museu, em 1978.

Estruturas de madeira, plásticos pretos protegendo o chão e outros vestígios apontam um abandono da sala e criam uma atmosfera na qual os espectadores têm possibilidade de imaginar uma mostra que ainda não aconteceu ou que talvez já tenha se encerrado.

Vale destacar, ainda, que o cenário possui uma “paisagem sonora” criada por alto-falantes que retratam uma exposição, com falas de um curador fictício cego que descreve as obras por meio de legendas, conversas entre os montadores, vozes de um possível público, sons da natureza e ruídos da cidade.

O júri da Temporada de Projetos 2018, formado por Clarissa Diniz, Diego Matos, Lúcio Agra e Priscila Arantes, selecionou o projeto curatorial de Juliana Caffé e as iniciativas artísticas de Maíra Dietrich e Naiana Magalhães, que serão expostos ao longo do ano.

Difusão

A vocação experimental do Paço das Artes é verificada por meio da Temporada de Projetos, concebida para abrir espaço à difusão da prática artística jovem. Criada em 1996, a Temporada de Projetos teve a primeira exposição em 1997 e se transformou em uma oportunidade para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre convocatória nacional com a seleção de nove projetos artísticos e uma iniciativa de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre as obras e um cachê de exibição.

Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.