Tecnologia de videoconferências beneficia saúde e segurança

Sistema agiliza julgamentos e capacita profissionais a distância em todo o Estado

qui, 04/02/2010 - 14h38 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está sempre investindo em tecnologia. Ela é a responsável por melhorias como, por exemplo, permitirem a desburocratização de várias atividades em todas as áreas do governo. No que toca as questões da Segurança e da Saúde, os sistemas de videoconferência são os investimentos da vez.

Na área da Saúde, o Governo investe na formação e qualificação dos profissionais por meio das videoconferências. Assim, toda a rede de saúde pode receber orientações, assistir palestras, entre outras possibilidades. E a primeira das 13 videoconferências programas pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) acontecerá no dia 11. O tema será focado em dengue e leptospirose.

Aproximadamente mil servidores estaduais, distribuídos em 21 cidades em todo o Estado, devem acompanhar a palestra do diretor do Serviço de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), João Mendonça. Tudo isso será possível graças ao Tec-Reg (Tecnologia para a Rede de Escolas do Governo), um programa idealizado pela Secretaria de Gestão Pública que permite capacitar servidores estaduais à distância.

Também será possível assistir via internet pelo endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/aovivo. Entre as cidades participantes estão São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente. Leia mais aqui.

Produção Digital

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou, em setembro do ano passado, o Centro de Produção Digital (CPD). O local reune equipamentos de ponta para produção, edição e veiculação de material audiovisual que será utilizado em atividades didáticas.

A gama de atividades que podem ser realizadas no CPD é ampla. Suas instalações possibilitam a realização de videoconferências, gravação de aulas para cursos de ensino a distância e transmissão de eventos em tempo real pela IPTV, a TV por internet da USP, entre outras. 

Apesar de localizado na FSP, o CPD não será de uso restrito da unidade; a ideia é que ele sirva como material de trabalho para as outras instituições – Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas – que compõem o chamado “quadrilátero da saúde”. Leia mais sobre o CPD aqui.

Segurança

Na Segurança, o Sistema de Videoconferências Criminais, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para a Secretaria da Administração Penitenciária, reúne um conjunto de recursos e serviços integrados que permitem que a Justiça tome o depoimento de réus presos à distância em tempo real. 

Além disso, outro ganho é em relação à eliminação das tentativas de fugas que poderiam ocorrer durante o transporte dos presos. Entre os benefícios está, ainda, a liberação dos agentes policiais envolvidos nas escoltas para outras atividades de segurança pública. 

O próprio réu é beneficiado com a celeridade do seu processo e a eliminação de longas viagens pelo Estado, necessárias quando o réu está em presídios distantes dos fóruns (por exemplo, um preso que está em Presidente Bernardes, no extremo oeste do Estado, e precisa depor no Fórum Criminal da Barra Funda, na Capital). 

Entre 2005 e setembro de 2009, foram realizadas 3.926 videoconferências no Estado de São Paulo, o que dá uma média de 79 por mês. A meta é o número de salas para esse tipo de ação subam de 16 para 50 até o final de 2010. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado, do Iamsp, da USP e da Secretaria de Gestão Pública