Teatro para usuários do sistema de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho

Objetivo da campanha é difundir e conscientizar usuários sobre preservação do meio ambiente

seg, 22/02/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Desde o início deste mês quem utiliza o sistema de barcas entre Santos (Praça da República) e Vicente Carvalho conta com uma nova atração a bordo: durante os 12 minutos de travessia um grupo formado por três atores orienta sobre a importância da preservação de paredes, bancos e outros espaços, por meio de atitudes simples, como jogar o lixo nos cestos de coleta seletiva. Os atores usam perucas e adereços para chamar a atenção do público e criam situações cômicas nas quais um tem a atitude errada e acaba despertando a atitude de repreensão dos outros. Sempre interagindo com os usuários, o grupo destaca também a importância de preservar os coletes salva-vidas e os equipamentos de segurança da embarcação.

Segundo o ator e produtor teatral Fernando Lyra Júnior, responsável pelas encenações, durante as apresentações muitas pessoas se levantam para jogar o lixo nos cestos. “Leva um tempo para se conscientizar de que está fazendo a coisa errada, de que sujam aquilo que estão pagando para usar. Mas o usuário quer o melhor, gosta da embarcação e tem consciência de que precisa dela”, afirma.

A Dersa e a Internacional Marítima criaram o programa com o objetivo de incentivar o uso consciente das embarcações. Apesar das orientações do pessoal de bordo e cartazes informativos, o lixo jogado no chão – formado por embalagens, garrafas plásticas e papéis – é um dos maiores problemas nas barcas  – o problema persiste mesmo com as oito varrições diárias em cada barca. Outra situação preocupante é a depredação dos coletes salva-vidas (muitos queimados ou mesmo rasgados) e de equipamentos de segurança.

Até agora, o sucesso do projeto é comprovado pelos calorosos aplausos ao final de todas as performances. Os usuários aprovaram a iniciativa e até sugerem temas para as próximas situações, como respeito ao desembarque de pessoas e só depois, das bicicletas; a  importância de adequar a vestimenta ao ambiente.

Da Dersa