Superintendente do Ipem-SP participa de SPChat

Recentes operações do instituto fiscalizam materias escolares e produtos utilizados no verão

sex, 29/01/2010 - 12h54 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, os internautas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto à verificação de produtos feita pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) no SPChat. O Ipem-SP executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo, como fiscalizar instrumentos de medição, produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor) e têxteis, veículos transportadores, entre outros.

Quem falará com os participantes é o superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula. O bate-papo acontece a partir das 14h no http://chat.saopaulo.sp.gov.br. Além de participarem ao vivo, os internautas podem enviar suas perguntas antecipadamente pelo email pergunte@chat.sp.gov.br até às 12h da própria quarta.

Dentre as recentes ações do Ipem-SP, estão a “Operação Volta às aulas”, na qual já foram autuados 50% dos estabelecimentos que comercializam uniformes escolares; e a “Operação Verão”, que reprovou quatro dos 62 lotes de produtos pré-medidos mais consumidos nessa época, como cosméticos, repelentes, bebidas e sorvetes. Já na “Operação Litoral”, fiscais do Ipem-SP encontram irregularidades em roupas de verão, brinquedos e eletroeletrônicos.

Além disso, o Ipem-SP lançou, em janeiro deste ano, uma cartilha para orientação ao consumidor. No documento, o instituto explica como é feita a fiscalização de produtos pré-medidos, como alimentos, bebidas e cosméticos, gás de cozinha, por exemplo, além de instrumentos como balanças, termômetros, bombas de combustíveis, taxímetros, trenas e etilômetros (bafômetros), ensinando o consumidor a evitar prejuízos na hora da compra.

Sobre o entrevistado

Superintendente do Ipem-SP desde janeiro de 2009, Fabiano Marques de Paula é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) com habilitação em Direito Político, Administrativo e Financeiro e mestrando em Direito das Relações Econômicas Internacionais da PUC-SP.

SPChat

Em novembro de 2009, a Secretaria de Comunicação lançou o SPChat. Trata-se de um bate-papo semanal ao vivo entre internautas e um integrante do Governo de SP discutindo temas de interesse público e esclarecendo dúvidas da população.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo