Startups vencedoras do Pitch Gov farão projetos de tecnologia em 10 Etecs

Durante o concurso foram selecionadas propostas inovadoras para soluções de desafios da administração pública

qua, 24/08/2016 - 17h12 | Do Portal do Governo

Startups vencedoras do Pitch Gov SP, competição promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, fizeram convênios para criação de projetos de tecnologia com 10 Etecs – Escolas Técnicas Estaduais.

Durante o concurso Pitch Gov SP foram selecionadas propostas inovadoras para soluções de desafios da administração pública. “Além dos ganhos práticos com os resultados dos projetos, a experiência será uma oportunidade para os alunos interagirem com profissionais e empreendedores do meio tecnológico, o que irá auxiliar no aprendizado e servir de inspiração para o surgimento de novas startups”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá,

Para Laura, o convênio auxiliará no surgimento de novas startups. “As duas empresas foram classificadas para desenvolver seus projetos em 10 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A iniciativa tem como objetivo trazer visibilidade para as startups e seu potencial de inovação e aplicabilidade, sem custos para o estado”, explica Laura Laganá.  

Eficiência energética
Uma das startups vencedoras do desafio é a DEV Tecnologia, que faz parte da incubadora do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP). A empresa implantará um sistema informatizado de gestão do consumo de energia na Etec Santa Ifigênia, na Capital. Serão aplicados dispositivos de automação, como sensores de presença, temporizadores e iluminação LED em sala de aula, corredor e banheiro. Após 30 dias, será apresentado um relatório comparativo com a avaliação do desempenho da proposta.
 
Comunicador escolar
A outra iniciativa é um aplicativo para integrar alunos, pais, direção e professores de nove Etecs da região de Campinas. O projeto ClassApp pretende facilitar a comunicação de estudantes e educadores para tirar dúvidas sobre conteúdos, avisar sobre faltas e compartilhar informações em geral.

Portal do Governo do Estado