SP soma esforços para desafogar aeroportos federais no Estado

Objetivo é otimizar aeroporto estadual de Jundiaí no noroeste do Estado

dom, 12/08/2007 - 17h15 | Do Portal do Governo

São Paulo vai trabalhar em parceria com a União na busca de elevar o número de pousos e decolagens de aeronaves no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro em Jundiaí. A informação é do governador José Serra que visitou o município no noroeste do Estado na noite desta sexta-feira, 10, na abertura da 14º edição da Festa do Morango.

O objetivo com a medida, explicou Serra, é desafogar os aeroportos de Congonhas, na zona Sul da Capital e governador André Franco Montoro, em Guarulhos. “É um aeroporto estadual e nós temos todo o interesse de que possa ter um bom aproveitamento. Isso fará bem a região e a própria aviação do Estado de São Paulo”, afirmou Serra.

O governador de São Paulo defendeu que o aeroporto estadual seja transformado num centro especializado em receber jatos da aviação executiva. “Tomará que isso possa de fato se materializar”, comentou, acrescentando que a decisão compete exclusivamente a Infraero.

“Estamos dispostos a ser parceiros nessa empreitada, mas a decisão da política aeroportuária no Brasil é federal. Não posso tomar decisões nesse sentido legalmente falando”, observou.

Segundo Serra, São Paulo vai colaborar e “apontar os caminhos”, por meio dos técnicos do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) – autarquia do governo paulista vinculada a Secretaria Estadual dos Transportes – para diminuir o tráfego aéreo nos aeroportos federais.

Outra informação do governador Serra é que o secretário dos Transportes, Mauro Arce, visita na manhã deste sábado, 11, o aeroporto de Jundiaí com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. “Pedi ao ministro que recebesse o prefeito de Jundiaí para ouvi-lo”, disse.

Com pista com cerca 1.400 metros de extensão, o aeroporto fica a 60 quilômetros da Capital e as margens da Rodovia dos Bandeirantes, melhor rodovia do Brasil, segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). A proximidade e o acesso rápido a São Paulo tornou o aeroporto de Jundiaí uma das alternativas para amenizar os impactos provocados pela crise aérea.

Festa

Serra participou da abertura da Festa do Morango com o secretário da Agricultura, João Sampaio e com o prefeito da cidade, Ary Fossen. “É uma festa agradável numa cidade progressista”, resumiu o governador. De acordo com a secretaria da Agricultura, a safra do morango neste inverno deve chegar a cinco mil toneladas. O montante representa 110 hectares e pouco mais de sete milhões de pés plantados.

Nesta edição, a Festa do Morango reunirá cerca de 30 produtores do circuito das Frutas. A expectativa dos organizadores é comercializar 40 toneladas de morango durante o evento que termina no dia 19 deste mês. Além da exposição e degustação da fruta, integram a programação atrações artísticas, feirão de veículos, exposições de 53 artistas.

Cleber Mata