SP registra aumento no número de Câmaras Ambientais do setor produtivo em 2019

Fórum entre o órgão estadual e a iniciativa privada debate alternativas viáveis de prevenção e controle de poluição

qui, 30/01/2020 - 18h29 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) amplia os canais de comunicação com o setor produtivo, por meio da implantação de Câmaras Ambientais, um fórum de debates entre o setor industrial e o órgão ambiental, no qual são discutidas alternativas viáveis de prevenção e controle de poluição dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

Em 2019, foram acrescidas três Câmaras às sete já existentes, sendo a reativação de duas – indústrias Química e Petroquímica e a de Resíduos –, bem como a de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Em breve, deverão entrar em funcionamento mais duas – Mudanças Climáticas e do Setor de Saneamento –, quando totalizará doze Câmaras Ambientais em atividade.

“Este tipo de parceria com o setor produtivo é fundamental para consolidar uma política ativa de diálogo e uma ferramenta segura e eficiente de gestão, de modo a garantir avanços que promovam a melhoria da qualidade ambiental no Estado”, destaca a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

Setores

As dez Câmaras Ambientais reúnem representantes dos setores da indústria da construção; têxtil; madeira, mobiliário, de papel, papelão e celulose; das indústrias químicas e petroquímicas; comércio e derivados de petróleo; de gerenciamento de áreas contaminadas; mineração; refrigeração e ar condicionado; setor de resíduos e sucroenergético.

Na composição, o Sistema Ambiental estadual é representado por, no máximo, seis integrantes e respectivos suplentes. Já o setor produtivo, por até dez representantes. Podem participar também das reuniões plenárias, na qualidade de convidados, representantes de entidades públicas ou privadas, órgãos de classe, empresas, organizações não governamentais ou da sociedade civil, após consulta aos membros efetivos.

As Câmaras Ambientais são coordenadas pela Divisão de Coordenação Setorial (PDC), subordinada ao Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional (PD), vinculados à presidência da Cetesb.