SP recebe workshop internacional sobre poluição por plástico no ambiente marinho

Encontro na capital é resultado de uma parceria entre a Cetesb e o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo

dom, 10/11/2019 - 17h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Nesta quinta-feira (7), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promoveu, na capital, o Workshop Internacional sobre Poluição por Plástico no Ambiente Marinho.

“Precisamos avançar nesse tema, que é um desafio transfronteiriço. Com pioneirismo no Brasil, a companhia desenvolve este trabalho técnico, transformando informação em conhecimento para a população”, salientou a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

O encontro teve o objetivo de divulgar os estudos sobre o monitoramento, as metodologias utilizadas e o estado da arte sobre iniciativas mundiais referentes à poluição por plásticos no ambiente marinho.

“Existem enormes ilhas de plástico no oceano. Por estarem em alto mar, é como se o problema não fosse de ninguém, mas na verdade é de todos nós, pois somos responsáveis pelo descarte inadequado desses resíduos”, explicou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, que participou do evento via internet.

“Mais uma vez, a Cetesb está na vanguarda dos temas ambientais ao discutir o plástico e microplástico nos mares, um problema que afeta não só a vida marinha, mas toda a população”, destacou o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro.

Monitoramento

O workshop foi uma realização da Cetesb, em colaboração com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Participaram da abertura do evento o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da companhia, Carlos Roberto dos Santos, o cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Phillip Drewry, a desembargadora do Tribunal Regional Federal, Consuelo Yoshida, e a diretora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.

A Cetesb monitora a qualidade das águas costeiras desde 2010. As águas costeiras, muito utilizadas para recreação de contato primário e secundário, também abrigam fauna e flora importantes no ecossistema marinho.

A manutenção da qualidade é imprescindível não só para garantir o lazer da população, mas também para a preservação da vida aquática e a manutenção da produtividade pesqueira. Nos últimos anos, muitas iniciativas internacionais e nacionais relacionadas à conservação dos oceanos levaram à problemática do lixo marinho.

Sustentabilidade

Considerando que cerca de oito milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos todos os anos, a Conferência sobre os Oceanos, que reúne os principais chefes de Estado, de Governo e representantes de organizações de todo o mundo que trabalham com o tema, definiu em 2017 apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a Cetesb está empenhada em encontrar formas de contribuir mais efetivamente no estudo dessas questões para sua melhor compreensão, buscando também propostas de mitigação dos problemas.

A companhia tem a intenção de ampliar a discussão do tema e aprofundar o conhecimento sobre metodologias existentes para avaliação da presença de plásticos e microplásticos no ambiente marinho.