SP promove ações na saúde para travestis e transexuais

Primeiro ambulatório do País e protocolo de atendimentos são algumas das inovações

sex, 29/01/2010 - 16h42 | Do Portal do Governo

No Dia da Visibilidade das Travestis, nesta sexta-feira, 29, o Governo de São Paulo pode comemorar diversas ações para este público. Tendo como pioneirismo o primeiro ambulatório de saúde do Brasil dedicado exclusivamente a travestis e transexuais, a Secretaria da Saúde mantém um centro com profissionais especializados. O ambulatório completou seis meses de atividades em dezembro.

O espaço, com capacidade para 300 atendimentos por mês, conta com atendimento especializado em urologia, proctologia e endocrinologia (terapia hormonal),  avaliação e encaminhamento para implante de próteses de silicone e cirurgia para redesignação sexual.

A demanda mais recorrente no centro é a hormonioterapia, responsável por 45% dos casos. Também são frequentes demandas por cirurgia de redesignação sexual, com 37% dos casos, e remoção de silicone industrial, com 14% dos casos.

Também estão entre os principais interesses do público do ambulatório a realização de testes para HIV e hepatites virais e acompanhamento médico para portadores de HIV. A maior parte das usuárias tem entre 30 e 40 anos e estudou até o ensino médio.

Recentemente, uma nova conquista na área: o primeiro protocolo para atendimento de travestis do País que inclui a orientação e definições de dosagens em relação ao uso de hormônios, acompanhamento e tratamento das complicações decorrentes do uso de silicone industrial, avaliações urológicas e proctológicas, entre outras.

O protocolo ainda define as dosagens de hormônios a serem usadas e determina a avaliação em consultas periódicas do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Da Secretaria da Saúde e do Portal do Governo do Estado de São Paulo