SP possui a maior rede de hospitais de combate ao câncer do país

Conjunto de unidades de saúde fornece assistência integral em relação à enfermidade, com base nas orientações do SUS

ter, 05/02/2019 - 20h37 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado desenvolve a maior rede pública de luta contra o câncer do Brasil. Desde 2013, os paulistas podem realizar o tratamento em um conjunto de unidades de saúde que fornece assistência integral e de qualidade em relação à doença, com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer possui 76 unidades espalhadas por todo o território paulista. Vale destacar que o nome é uma homenagem à atriz e apresentadora Hebe Camargo, que lutou contra um câncer e faleceu por complicações do quadro, em 2014.

A porta de entrada para o tratamento na Rede Hebe Camargo é feita, muitas vezes, pelas unidades de saúde do município. Portanto, é necessário que os cidadãos adquiram sempre costumes de realizar o check-up médico.

Atendimento

O principal objetivo da iniciativa é aprimorar o modelo de atenção aos pacientes, de forma que possam realizar o tratamento em hospitais referenciados no Estado. A partir dela, os cidadãos passaram a ter atendimento mais organizado e acessível que reduzisse o tempo de espera entre o diagnóstico e o tratamento.

O aperfeiçoamento só foi possível graças à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que passou a regular os casos oncológicos a partir de 2014. O sistema busca garantir assistência às necessidades imediatas do paciente por meio da equidade do acesso ao SUS.

O atendimento primário é feito em uma unidade de saúde da cidade. Caso os exames apresentem indício de câncer, os pacientes são encaminhados a uma instituição especializada por meio da CROSS. “Trata-se de uma regulação individual, um diagnóstico analisado por pessoa, região e gravidade”, ressalta a coordenadora da Rede Hebe Camargo, Sônia Alves. “Assim, conseguimos ter uma avaliação mais rápida e mais perto da casa do paciente”, completa.

Referência

É importante frisar que a Rede se transformou referência de associação e regionalização de atendimento, pois integra unidades sob gestão estadual e municipal. Atualmente, a iniciativa é responsável por realizar mais 5 milhões de atendimentos anuais.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, por meio do sistema, 92% dos pacientes podem realizar o tratamento perto da família. “Oferecemos estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos e com atendimento humanizado”, explica.

O Estado apresenta diversos exemplos de experiências positivas na área, como em Jaú, no Hospital Amaral Carvalho, equipado para receber os principais tipos de câncer da região, além de ser a instituição que mais realiza transplante de medula óssea em toda a América Latina. Associada à Rede Hebe Camargo, a unidade atende mais de 70 mil pacientes em tratamento por ano.

“Por meio de uma equipe estruturada e com profissionais qualificados, conseguimos oferecer mensalmente 500 vagas à Rede. É importante que os municípios se preocupem com o diagnóstico precoce dos pacientes, pois, assim que chegam a uma instituição como a nossa, tenham maiores chances de cura”, avalia a diretora de desenvolvimento de saúde, Cristina Moro.

Ampliação

Iniciativas como a da unidade do município do interior paulista são fundamentais para colocar a Rede Hebe Camargo no topo do tratamento público de câncer no Brasil. Por meio das parcerias com a cidades, os chamados servições poderão ser ampliados, o que permite que casos sejam evitados após o diagnóstico precoce e o tratamento de qualidade.

“É importante que as pessoas saibam que o câncer, na maioria das vezes, pode ser evitado por meio de iniciativas de prevenção. Por isso, devemos ter hábitos saudáveis desde cedo”, enfatiza a chefe de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Maria Del Pilar Estevez Diz.

Veja algumas entidades de referência que lutam contra a doença em São Paulo:

Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César (capital)

Hospital Pérola Byington
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista (capital)

Hospital Infantil Darcy Vargas
Endereço: R. Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34, Jardim Guedala (capital)

Hospital Guilherme Álvaro
Endereço: R. Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão – Santos

Hospital Heliópolis
Endereço: R. Cônego Xavier, 276, Cidade Nova Heliópolis (capital)

Hospital Brigadeiro
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Bela Vista (capital)

Hospital Luzia de Pinho Mello
Endereço: R. Manoel de Oliveira, s/n, Vila Mogilar – Mogi das Cruzes

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)
Endereço: R. Galeno de Almeida, 148, Pinheiros (capital)

Hospital Estadual Mário Covas
Endereço: R. Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso – Santo André

Hospital Amaral Carvalho
Endereço: R. Dona Silvéria, 150 – Chácara Braz Miraglia – Jaú

Hospital Estadual de Bauru
Endereço: Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 1-100, Núcleo Presidente Geisel – Bauru

Hospital das Clínicas de Botucatu
Endereço: Av. Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n – Botucatu