SP lidera ranking de competitividade no país

Estudo foi feito pela FGV com o Financial Times; destaque vai para capital humano

ter, 23/06/2015 - 18h33 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo é o mais competitivo do Brasil. É o que concluiu o estudo “Brazil Competitiveness Profile”, realizado pela FGV Projetos em parceria com o Financial Times. A pesquisa analisa 558 grupos de municípios considerados microrregiões dentro de 14 dimensões e seis vetores relacionados à competitividade.

Das 20 microrregiões consideradas mais competitivas no conjunto de todos os indicadores, 12, ou seja, 60% delas, estão no Estado de São Paulo. A lista é liderada pelas regiões de São Paulo e Campinas.

O estudo destaca os municípios paulistas, principalmente em assuntos relacionados ao capital humano, como educação e qualidade da mão-de-obra. O Estado tem 15 microrregiões que ocupam a lista das 20 mais bem colocadas nas dimensões educação básica e ensino superior. Quando analisado capital humano como vetor, ou seja, de forma mais geral, 18 entre as 20 regiões mais competitivas são paulistas.

Critérios

As microrregiões de São Paulo também se destacam no critério inovação: 75% dos 20 grupos de municípios mais inovadores estão no Estado. Segundo o estudo, são neles que se concentram, além dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a maior quantidade de acadêmicos PHD do País.

São Paulo também se destaca nos critérios em qualidade de vida e ambiente de negócios. No primeiro, o ranking considera estrutura social como transporte público, acesso a tecnologia, eletricidade e saneamento, sustentabilidade e saúde. Já em ambiente de negócios, são considerados os aspectos logísticos, de sofisticação no mercado e inovação. O estudo completo pode ser obtido neste link.

Do Portal do Governo do Estado