SP lidera ranking de atratividade elaborado pelo grupo inglês Financial Times

Foram avaliados 171 locais da América do Sul e México; levantamento foi feito com base em indicadores de cinco categorias

ter, 11/09/2018 - 8h27 | Do Portal do Governo

A fDi Intelligence, divisão do grupo inglês Financial Times, classificou o Estado de São Paulo em primeiro lugar no ranking “Latin American State of the Future 2018/2019”. O resultado confere ao território paulista a posição de local mais atrativo para investimentos na América Latina.

Vale destacar que o levantamento foi elaborado com base em indicadores de cinco categorias: potencial econômico; capital humano e estilo de vida; custo-benefício; conectividade; e ambiente de negócios.

Foram avaliadas 171 localidades na América do Sul e do México. Do total das regiões, 32 foram analisadas em um sexto critério, Estratégia FDI (Atração de Investimentos), e as dez primeiras colocadas ganharam pontos na classificação geral.

A Cidade Autônoma de Buenos Aires (um dos Estados da República Argentina) e a Cidade do México (entidade federativa conhecida anteriormente como Distrito Federal) ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

Resultado

É importante frisar que São Paulo foi o Estado mais pontuado nas categorias “Potencial Econômico” e “Ambiente de Negócios”, liderando também a lista dos dez classificados no quesito Estratégia FDI (Atração de Investimentos). Ao todo, 592 empresas investiram em 659 projetos no Estado de São Paulo entre 2013 e 2017, segundo informações do Greenfield, monitor de investimentos da fDi.

Na análise de resultados do ranking, Cathy Mullan, chefe de pesquisa do fDi Rankings, deu exemplo de investimentos estrangeiros e explicou características do território paulista. “São Paulo conta com um número de companhias que lidam com tecnologia maior do que qualquer outro Estado”, revela.

O estudo da fDi Intelligence credita a liderança na categoria Estratégia FDI (Atração de investimentos) à atuação da Investe SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. “São Paulo é um excelente estado para se promover, pois tem ótima infraestrutura e conta com o maior sistema de apoio à inovação”, afirma Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe SP.

“As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para os demais mercados brasileiros e porta de saída de exportações para toda a América Latina”, acrescenta o diretor. Entre as 25 regiões ranqueadas pelo fDi Rankings, seis são brasileiras, pois a relação inclui Rio de Janeiro (9ª posição), Paraná (15ª), Santa Catarina (18ª), Minas Gerais (19ª) e Rio Grande do Sul (21ª).