SP investe em tecnologia para facilitar a vida do cidadão

Equipamentos de última geração melhoram a eficiência do Estado e modificam a rotina de milhares de pessoas

qui, 21/01/2010 - 10h47 | Do Portal do Governo

Convocação para nova vaga de emprego, aviso de consultas ou serviços com 24 horas de antecedência, treinamento a distância, ou mesmo pesquisas virtuais fizeram parte do dia a dia de milhares de cidadãos paulistas em 2009. Secretarias, instituições, autarquias ou empresas estatais têm investido maciçamente em tecnologia para reduzir os seus custos e oferecer melhor qualidade de vida.

O Programa Emprega São Paulo, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, é um exemplo. O potencial candidato a uma vaga é convocado por e-mail ou SMS. Desde março do ano passado, foram enviadas mais de 100 mil mensagens.

O envio de SMS também fará parte do cotidiano do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC). Os pacientes serão lembrados com 24 horas de antecedência. O Poupatempo, da Secretaria de Gestão Pública, também vai oferecer o serviço para confirmar antecipadamente o horário agendado para o cidadão emitir o RG. Se você precisa chegar a tempo em algum lugar e desconhece o melhor itinerário, saiba que o Metrô tem à disposição o serviço de WAP (também via celular) (www.metrosp.mobi), no qual o usuário pode localizar destinos, conferir notícias e obter informações sobre viagens.

A Biblioteca Virtual, da Secretaria de Comunicação, oferece gratuitamente serviço eletrônico de informações sobre cidadania, legislação e Governo, São Paulo, turismo, entre outros. O diferencial é o serviço de referência virtual: qualquer pessoa pode solicitar uma informação de qualquer assunto, para qualquer finalidade, por meio do Fale Conosco do site. Além disso, ela desenvolve e disponibiliza o Programa e Projetos Sociais, uma base de dados que reúne programas e projetos sociais oferecidos pelo Governo. 

Marco brasileiro

A maior rede brasileira de supercomputadores do País entrou em operação no ano passado, em São Paulo. O GridUnesp, como vem sendo chamado, é considerado marco brasileiro no uso da computação de alto desempenho e de redes ópticas de longas distâncias para pesquisa científica.

O novo complexo permitirá o acesso aos mais elevados níveis de capacidade de processamento e armazenamento de dados em diversos campos de investigação científica.

A rede integra 2,9 mil unidades de processamento. Destas, 2.048 estão no núcleo principal, no câmpus da Barra Funda da Unesp, em São Paulo, com capacidade de desempenho teórico de 23,2 teraflops (trilhões de cálculos por segundo). A capacidade teórica total será de 33,3 teraflops.

Resultado de exame em tempo real

A Secretaria de Saúde também passou a oferecer um serviço de tele-eletrocardiograma 24 horas para agilizar o resultado de exames cardiológicos realizados em hospitais e centros de saúde estaduais. A nova rede terá capacidade para processar até 15 milhões de exames por ano.

Com essa tecnologia, o laudo dos exames de eletrocardiograma, que antes demorava até duas semanas para ficar pronto (nos casos ambulatoriais), hoje sai em aproximadamente uma hora.

A Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia agora funciona ininterruptamente, atendendo 38 unidades de saúde por todo o Estado. Por meio de equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é enviado imediatamente a um especialista do Dante Pazzanese, que avalia e encaminha o laudo rapidamente à unidade solicitante. O sistema também será expandido para todos os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).

Educação

O Programa de Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo (Tec-Reg) veiculará, por meio de suportes de tecnologia de informação (videoconferência), produtos de natureza formativa, gestão e comunicação. O programa ficará sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, com o apoio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Amparada na rede tecnológica, a Tec-Reg promove a integração das escolas de governo ligadas às 26 secretarias de Estado de São Paulo. As secretarias da Saúde, da Administração Penitenciária e da Fazenda já fazem parte da rede de tecnologia. Elas ofereceram espaço físico, pessoal e infraestrutura de apoio, links de conexão da rede Intragov e demais requisitos técnicos operacionais.

No ano passado, a Faculdade de Medicina da USP ganhou um Centro Avançado de Treinamento em Cirurgia Laparoscópica e Toracoscópica (Cetac). Ele será utilizado para treinar e capacitar novos cirurgiões médicos do Brasil e da América Latina para procedimentos simples e complexos.

A tecnologia também chegou às salas de aula. A Secretaria da Educação instalou lousas digitais nas escolas públicas de 26 escolas estaduais de Hortolândia, região administrativa de Campinas. As lousas são fixadas na parede e funcionam como telões. Apenas com um toque, os professores podem mudar de página para ensinar a matéria aos alunos.

Da Agência Imprensa Oficial