SP incentiva contratação de imigrantes e refugiados em evento empresarial

Participação é livre no dia 2 de dezembro e interessados devem se cadastrar pela internet; presentes no evento serão recebidos por um Welcome Coffee

seg, 30/11/2015 - 19h01 | Do Portal do Governo

Por meio da geração de emprego, o Governo do Estado de São Paulo busca fomentar alternativas para garantir a inclusão de imigrantes e refugiados que chegam ao Estado.

Pensando nisso, a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI), em parceria com o ACNUR (agência da ONU para Refugiados) e o Pacto Global, irá promover um encontro com empresários interessados na contratação dos estrangeiros nesta quarta-feira (2 de dezembro), das 9h às 12h, no Palácio dos Bandeirantes.

A expectativa é reunir o maior número possível de interessados e que novas vagas de emprego surjam a partir desse encontro.

Os presentes no evento serão recebidos por um Welcome Coffee oferecido por uma refugiada síria e poderão conhecer a exposição “Somos Todos Imigrantes” do fotógrafo Chico Max. A mostra é composta por 19 imagens de homens, mulheres e crianças imigrantes ou refugiados.

Aos interessados, a participação é livre e representantes de empresas devem se cadastrar por meio deste link.

“Queremos fazer um pacto pelo trabalho com esses empregadores, que eles disponibilizem parte dos quadros para essa população que chega ao Estado e muitas vezes são explorados não só pelo desconhecimento das leis trabalhistas do país, mas também pela situação precária que se encontram”, afirma Ana Carolina Conde, chefe da AEAI.

Serão apresentados 4 temas com enfoque principal no papel do setor privado na integração dos imigrantes e refugiados. No painel Experiências de Empresas, por exemplo, casos de contratações realizadas por grandes corporações como Carrefour serão relatados. Depoimentos de imigrantes e refugiados e um vídeo do Pacto Global encerram o encontro.

Participam do evento, representantes dos articuladores do encontro (governo do Estado de São Paulo, ACNUR, Pacto Global), Missão Paz, Caritas e Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR).

Ações estaduais para imigrantes
O governo paulista possui várias ações que atendem refugiados. Recentemente, a Casa de Passagem Terra Nova, gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, completou um ano. No período atendeu 144 migrantes, vítimas de tráfico de pessoas ou solicitantes de refúgio.

No CIC (Centro de Integração da Cidadania) do Imigrante, da Secretaria da Justiça, inaugurado em dezembro de 2014, estão concentrados serviços para o acolhimento e regularização dos imigrantes que chegam ao Estado em situação vulnerável.

O departamento de geografia da USP (Universidade de São Paulo) também desenvolve palestras para adaptação dos estrangeiros à nova realidade.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresentou, nos últimos dias 7 e 8 de novembro, a mostra “SOMOS TODOS IMIGRANTES” do fotógrafo Chico Sá. A exposição, composta de 19 fotos de imigrantes e refugiados da Missão Paz, será estendida para estações do Metrô, Parques e outros Museus do Estado. O objetivo é manter o assunto em pauta e fomentar a discussão, buscar o entendimento e incentivar iniciativas que auxiliem essa população.

Refugiados em São Paulo
São Paulo recebe 40% das solicitações de refúgio no Brasil. Em seguida, vem os estados do Acre (16%), Rio Grande do Sul (11%) e Paraná (7,5%). Os dados são do ACNUR, consolidados em setembro deste ano.

O crescimento do número de solicitantes apresenta uma taxa elevada nos últimos cinco anos. Em 2010, foram registradas 310 solicitações; em 2011, 661; em 2012, 1.022; em 2013, 1.320 e, em 2014, 5.136 pessoas pediram refúgio no estado paulista.

Os nigerianos correspondem à maioria dos solicitantes seguidos de sírios, congoleses (República Democrática do Congo), libaneses e ganeses.

SERVIÇO
Encontro empresarial de integração do refugiado e do imigrante
Dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, no Palácio dos Bandeirantes
Cadastre-se por meio deste link

Do Portal do Governo do Estado