SP inaugura memorial de conquistas das pessoas com deficiência

Secretaria dá importante passo na inclusão com centro de treinamento para cães-guia

seg, 30/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Desde 1981, o dia 3 de dezembro foi instituído, pela ONU, como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Neste ano, a data será comemorada com a inauguração do “Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência na capital.

Ação inédita do governo do Estado de São Paulo, o Memorial da Inclusão é o maior e o mais completo da América Latina. Em um só espaço serão reunidos fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências. “Esta exposição permitirá reconhecer às histórias das lutas e conquistas das pessoas com deficiência”, afirma a secretária Dra. Linamara Rizzo Battistella.

O espaço reúne o que há de mais moderno em materiais expográficos e tecnologias de escuta e leitura, além de acessibilidade física. A exposição é composta de 12 ambientes que abordam cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física.

O Memorial visa também registrar e resgatar um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, no ano de 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Centro de Treinamento de Cães-Guia

A secretaria deu, nesta semana, outro importante passo a favor da inclusão: um novo centro de treinamento de cães-guia, que encaminhará os animais gratuitamente a pessoas com deficiência.

Em um acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), o centro, além da criação e treinamento de cães-guia para cegos, definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento.

Quando instalado, o Centro treinará cães das raças Labrador e Golden Retriever, que possuem um alto grau de habilidade para o aprendizado da função de guia. Os animais serão adquiridos por meio de doações de canis particulares, credenciados e com controle de doenças. Inicialmente, o projeto espera formar 30 cães ao ano para os portadores de deficiência visual.

O treinamento

Os filhotes serão entregues a uma família adotiva, selecionada pelo programa, e que cuidará do cão durante um ano. Os filhotes serão visitados mensalmente por um membro do Centro para verificar o desenvolvimento do animal.

Após o primeiro ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Treinamento, por onde passará por um adestramento específico para guia de cegos. O treinamento terá duração de quatro a seis meses.

Depois de treinados, os cães serão encaminhados aos deficientes gratuitamente. A secretaria ficará encarregada de fazer um cadastro de deficientes interessados em adquirir os animais, e de repassá-los aos futuros donos.

Os interessados em ser uma família acolhedora de um futuro cão-guia, devem contatar o Centro de Estudos do Cão-Guia do Estado de São Paulo, nos emails juliabezerra@terra.com.br e mariafernandacir@gmail.com.

Serviço

Exposição: Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Local:
Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP – próximo à estação do metrô e da CPTM.
Data: 3 de dezembro de 2009
Horário: 12h

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da USP