SP homenageia seus medalhistas no Pan

Os atletas de São Paulo conquistaram 81% das medalhas brasileiras nos Jogos Pan-americanos do Rio

qui, 02/08/2007 - 13h37 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 17h50)

Os atletas de São Paulo que brilharam nos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro levaram para casa mais uma medalha nesta quinta-feira, 2: a honra do mérito esportivo. Trata-se de honraria concedida a personalidades que se destacaram em atividades esportivas representando o Estado de São Paulo.

A delegação paulista foi homenageada pelo governador José Serra e pelo secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, no Palácio dos Bandeirantes. E a justificativa para o gesto é simples. Composta por 279 atletas de várias modalidades, a delegação de São Paulo “engordou” o número de medalhas na disputa brasileira com Estados Unidos e Cuba.

Das 54 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil no Pan 2007, nada menos que 44 vieram para São Paulo – ou seja, os paulistas garantiram 81% do ouro brasileiro. Essa soma ultrapassou até mesmo o Canadá, que ficou com 39 medalhas de ouro. Os paulistas bateram também os mexicanos, colombianos e argentinos que juntos acumularam apenas 43 ouros.

A performance da equipe de São Paulo também se manteve elevada no quadro das medalhas de prata. Foram 24 em modalidades como pólo-aquático, ciclismo, caratê, basquete e salto com vara. O número representa 60% das pratas conquistadas pelo Brasil, que chegou a 40 neste Pan. No caso das medalhas de bronze, São Paulo ficou com 21 das 67 obtidas pelos brasileiros.

Novidade: Bolsa Atleta

Mas os esportistas de São Paulo receberam muito mais que uma medalha de mérito. A boa notícia veio durante discurso do governador José Serra. Ele anunciou que os esportistas conhecerão ainda no segundo semestre deste ano o “Bolsa Atleta”. Pelo projeto, em parceria com federações de várias modalidades, o governo paulista vai incentivar adolescentes a praticar esportes em diversas modalidades. Os detalhes, segundo o governador, estão sendo estudados por técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer.

“Esse projeto vai dar um impulso para desenvolver o esporte olímpico no Estado de São Paulo. Com isso, o governo reforça outros programas já existentes”, observou. Serra lembrou também que o esporte é um instrumento de inclusão social. “São os grandes atletas que disseminam a prática do esporte e a prática da vida saudável. Portanto, há questões não somente do orgulho, mas sim o efeito que as ações de vocês têm sobre a nossa sociedade”, avaliou.

Antes de encerrar, Serra fez um agradecimento em nome de 41 milhões de paulistas. “É um orgulho para nós que São Paulo seja a ponta mais avançada do esporte em nosso País graças aos esforços feitos por todos vocês. Quero expressar o reconhecimento dos paulistas pelos resultados conquistados”, destacou Serra.

Apoio essencial

A medalhista Maurren Higa Maggi, que conquistou o ouro ao saltar 6,84 metros, também lembrou do apoio do governo paulista na sua carreira. Ex-aluna do Projeto Futuro, Maurren começou os treinos em 1994 no conjunto Desportivo Constancio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. O espaço é verdadeiro centro de excelência no suporte aos atletas de São Paulo. Todos recebem acompanhamento psicológico, alimentação, serviço médico, atendimento odontológico, nutricional, fisioterápico e vale transporte.

“Permaneci no projeto Futuro durante sete anos. É uma estrutura maravilhosa que os atletas têm à disposição. Isso foi essencial para que eu conquistasse alguns resultados”, afirmou a esportista.

Além de Maurren, outro ícone do esporte nacional que visitou a sede do governo paulista nesta quinta foi o mesatenista Hugo Hoyama. Paulista de São Bernardo do Campo, Hoyama é o maior vencedor brasileiro de medalhas de ouro em jogos Pan-Americanos. “A homenagem é importante para todo atleta. É um reconhecimento do trabalho e essa medalha acaba nos incentivando ainda mais”, completou o mesatenista.

Ação social

Na pátria das chuteiras, um paulista praticante da canoagem roubou a cena no evento desta quinta: Niválter Santos. Medalhista de bronze, ele entrou para o rol dos atletas no Pan depois de ser integrado ao projeto Navega São Paulo, ação do governo paulista que utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens com idade entre 12 e 15 anos. A exigência é que todos estejam matriculados na rede pública de ensino, preferencialmente em áreas de risco social. “Graças a esse projeto estou tendo outras oportunidades na minha vida”, contou Nivalter.

Para cada núcleo, o governo de São Paulo repassa embarcações a remo, canoagem e vela, além de barcos de apoio, coletes e uniformes. Esses atletas recebem reforço alimentar e treinamento, gerando empregos nos clubes e nas marinas públicas para os alunos capacitados.

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, mais de 5.000 jovens são atendidos em 14 núcleos espalhados pelo Estado, nas cidades de Praia Grande, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, Cubatão, Piraju, Presidente Epitácio, Barra Bonita, Mairiporã, Ilha Comprida, Redenção da Serra, Rifaina, Rubinéia e Fartura.

Premiação

A medalha do mérito esportivo entregue aos atletas pelo governo de São Paulo foi criada com o objetivo de premiar esportistas nacionais ou estrangeiros, dirigentes esportivos, pessoas ligadas ao esporte ou entidades esportivas, que tenham contribuído para elevar o Estado em competições de destaque.

Cleber Mata