SP ganha primeira central pública de logística hospitalar do Brasil

Central vai controlar recebimento, guarda e distribuição de aproximadamente 9 mil itens utilizados em hospitais estaduais

qua, 20/01/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo ganhou, no dia 20, a primeira central pública de logística hospitalar do Brasil. O Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis), da Secretaria da Saúde, vai controlar o recebimento, guarda e distribuição de aproximadamente 9 mil itens utilizados em hospitais estaduais. O investimento foi de R$ 4,8 milhões.

Totalmente automatizada e com área total de 4,5 mil metros quadrados, a nova central tem capacidade para atender até dez hospitais e centros de saúde, gerenciando o abastecimento dos mais diversos insumos, como seringas, cateteres, luvas, fraldas, ataduras e sondas, entre outros produtos.

No local há estantes especiais (denominados de porta-palet) com 1.700 posições para o armazenamento dos produtos, que terão conferência rigorosa, na chegada e na saída, por meio de 26 coletores com leitura de código de barras e tecnologia de transmissão por radiofreqüência. A central conta, ainda, com três empilhadeiras elétricas dotadas de torres de oito metros de altura, além de espaço apropriado para carga e descarga (docas).

O abastecimento dos hospitais com os insumos será diário, com exceção dos domingos. O Ceadis manterá funcionários nas unidades (um almoxarife e um auxiliar de logística) que ficarão encarregados de distribuir os insumos nos diversos setores como enfermarias, UTIs, centro cirúrgico, centro obstétrico e pronto-socorro, onde haverá armários específicos, chamados armários de Kanban, com compartimentos para cada produto e estoque suficiente para quatro dias.

Os hospitais poderão fazer diariamente solicitações de reabastecimento. Haverá etiquetas com códigos de barras para cada produto nos armários. Assim, se os profissionais do setor de enfermaria precisarem de mais luvas, por exemplo, bastará retirar a etiqueta do armário e colocá-la em uma caixa específica. Um funcionário da central fará a leitura dos códigos por intermédio de um coletor, gerando automaticamente o pedido aos computadores do Ceadis.

A nova central contará, ainda, com forte esquema de segurança, incluindo circuito interno de TV com 59 câmeras ligadas a uma central de monitoramento 24 horas, com capacidade para gravar até 15 dias de imagens, além de possibilidade de acesso remoto via Internet.

“É uma verdadeira revolução na logística de insumos de saúde no setor público. Esta nova central garante o adequado abastecimento dos hospitais estaduais, com alta tecnologia, propiciando que os funcionários dessas unidades possam se dedicar exclusivamente à sua atividade-fim, que é prestar assistência aos pacientes, sem se preocupar com o gerenciamento de estoques”, diz o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Ceadis inicia suas atividades atendendo os hospitais estaduais de Vila Alpina, Itapecerica da Serra e Cotia, além do AME Heliópolis. A partir do próximo ano, a central também irá gerenciar a distribuição de insumos para os hospitais estaduais de Sapopemba, Darcy Vargas, Cândido Fontoura, Regional Sul e Ipiranga e para o Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo.

O novo serviço funciona na avenida Engenheiro Roberto Zuccolo, 21, Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

Da Secretaria da Saúde