SP firma acordo com Sergipe sobre sistema para Segurança Pública

Por meio da plataforma Detecta, iniciativa permitirá o uso conjunto de dados estratégicos das polícias dos Estados

qui, 12/07/2018 - 13h12 | Do Portal do Governo

Por meio da plataforma Detecta, iniciativa permitirá o uso conjunto de dados estratégicos das polícias dos EstadosEm cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (12), o Governo de São Paulo estabeleceu parceria com a administração do Estado de Sergipe para a integração e o compartilhamento de informações do sistema Detecta, que reúne os bancos de dados das polícias.

“Trata-se de uma tecnologia de ponta na área da Segurança Pública que evoluiu e temos feito convênios com os Estados. Sergipe é a primeira Unidade da Federação a integrar o nosso sistema. A plataforma integrada entre os Estados facilita na busca de pessoas procuradas pela Justiça”, ressalta o governador de São Paulo, Márcio França.

O acordo tem o objetivo de promover o uso conjunto de dados de interesse da Segurança Pública com Sergipe, de modo a qualificar a prevenção do crime e da violência, além de aprimorar a atuação institucional de ambas as unidades da Federação. A parceria conta com vigência até 1° de dezembro de 2018 e pode ser prorrogada por até 60 meses.

“Pelo convênio, São Paulo transfere a Sergipe, sem nenhum custo, toda a tecnologia do sistema Detecta, um instrumento de polícia não só judiciária, mas também para o policiamento preventivo. É uma ferramenta que traz bons resultados para a Segurança Pública no Estado”, destaca o secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Sérgio Turra.

Prevenção

Vale lembrar que o Detecta, maior big data da América Latina, foi implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2014. Trata-se de uma plataforma de prevenção e investigação criminal que promove a integração de bancos de dados e câmeras de diversas instituições para monitorar áreas específicas, veículos e suspeitos para auxiliar as polícias no combate ao crime em todo o território paulista.

“Quero agradecer ao Estado de São Paulo por poder compartilhar uma ferramenta de segurança tão importante como é hoje o Detecta. É necessária a integração das ações entre as Unidades da Federação, pois ninguém conseguirá fazer Segurança Pública sozinho”, enfatiza o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

No sistema, estão conectados dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), bem como dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Municípios

Ao todo, 56 municípios paulistas estabeleceram parceria para a integração ao Detecta. Também há mais três convênios com o Sindicato Empresas Compra Venda Locação Administração Imóveis SP (Secovi), Associação Alto de Pinheiros e Associação Comercial de Jundiaí.

No começo deste ano, o governo de Rondônia demonstrou interesse na integração e compartilhamento de informações da plataforma, que também foi apresentada aos gestores dos Estados de Amazonas, Paraíba e Rio de Janeiro.

Atualmente, há 5.600 leitores de placas em pelo menos 2.390 pontos de todo o Estado de São Paulo. Do total, existem 2.764 leitores de placas em ao menos 1.046 locais da capital paulista, onde a Secretaria da Segurança firmou parceria com a prefeitura para compartilhamento de dados de equipamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Desde o início das atividades até junho de 2018, foram 6.339 veículos interceptados, resultando em 10.330 pessoas presas em flagrante ou encontradas e 534 armas ou simulacros apreendidas.