SP Escola de Teatro tem recorde de intercâmbio internacional em 2018

Instituição tem marca inédita de promover o intercâmbio de mais de 30 artistas do Brasil com países como Finlândia, Suécia e Suíça

qui, 20/12/2018 - 17h49 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria da Cultura do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap)  vai  encerrar o ano de  2018 com uma marca inédita. A Instituição conseguiu promover o intercâmbio de mais de 30 artistas do Brasil com países como Finlândia, Suécia e Suíça.

Durante o ano, quatro aprendizes brasileiros participaram de um intercâmbio em Zurique, na Suíça. Outros cinco foram para Estocolmo, na Suécia. No mesmo período, a SP Escola de Teatro recebeu quatro estudantes suíços, dois finlandeses e também dois da Suécia.
As parcerias internacionais são parte importante da formação na Instituição, e, desde sua inauguração, em 2010, a Escola mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de aprendizes e formadores.

Para o responsável pelos projetos internacionais da Instituição, Marcio Aquiles,  “estamos criando acessos para democratizar e sofisticar as artes no Brasil e fora dele. A SP Escola de Teatro se tornou um território solidário, poroso e internacional, como se vislumbrou de início,” afirmou.​

Todas as ações são financiadas com recurso próprio da Adaap e por meio de programas europeus de financiamento, como é o caso do Linnaeus-Palme, que financiou 100% dos 26 intercâmbios de aprendizes e dezenas de intercâmbios docentes desde 2012 até hoje.

Para o diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, a pedagogia desenvolvida pela SP Escola de Teatro já ganhou uma dimensão internacional. “Nossa forma de compreender o aprendizado como intersecção de geografias, subjetividades e sensibilidade da pessoa artista é reconhecida por importantes universidades e interessa a profissionais das mais variadas linguagens artísticas. A troca de saberes é, assim, um dos principais aspectos da nossa pedagogia,” explicou.

A Adaap, responsável pela gestão da SP Escola de Teatro, já planeja intercâmbios até 2020. Em breve, a organização fecha uma parceria com a Universidade das Artes de Folkwang, de Essen, na Alemanha, que levará 11 aprendizes para participar e se apresentar no Festival Shakespeare.