A SP Escola de Teatro abre inscrições para cursos de extensão

A Extensão mobiliza os artistas a ampliar seus conhecimentos teatrais, ao fazer a ponte entre criadores e pensadores de outras esferas

ter, 21/08/2018 - 14h45 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro, propõe desafios diversificados para o ensino de Artes Cênicas no Brasil. Com um modelo pedagógico ousado, a escola tem como base de formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.

O espaço oferece, além de cursos regulares, cursos de extensão. Eles são gratuitos e implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos cursos regulares.

Veja abaixo os cursos de extensão que estão com inscrições abertas:

A escrita criativa com vistas ao teatro

Abordagem prática da escrita teatral a partir dos conhecimentos práticos e experiências do ministrante. Estudos analíticos, teóricos e práticos de como um texto dramático se possa fixar no papel ou como escritura cênica de palco. Conhecer, ainda que brevemente, o histórico da dramaturgia escrita no Ocidente, desde as cavernas até a sociedade grega; treinar brevemente a leitura como instrumento a serviço da “gramatização” de imagens, textos, diálogos e poética da interação social humana.

Curso Básico de Voz (em inglês)

Neste curso, exploraremos as questões básicas de treinamento de voz para os atores. Como podemos ter a experiência da respiração? Como podemos conectar nosso pensamento e sentimento com a respiração? Como podemos diferenciar os músculos que tendem a adicionar tensão desnecessária? Como podemos usar os diferentes espaços do corpo para aumentar a ressonância vocal? Como podemos treinar a língua e os lábios para facilitar a articulação?

Oficina biomecânica do corpo: Macunaíma

Nesta oficina serão demonstrados os métodos de montagem da peça “Macunaíma, Herói da Nossa Gente”. Através do método da Biomecânica, os participantes vão desenvolver a consciência do corpo e compreender a sua função dentro do universo teatral, também composto pela direção e pela dramaturgia. Essas diferentes funções se estimulam mutuamente para o processo criativo de composição da obra. Os atores, depois de tomarem conhecimento do método da Biomecânica, passarão a compor cenas de novos textos escolhidos por eles.

Anarcodramaturgia – A Palavra-bomba e Outros Atentados

É um workshop para interessados em escrever para a cena. É para quem ainda pensa em personagens, conflitos e diálogos. É para quem se diverte em criar universos e contar histórias, quem quer se desafiar e questionar seus mecanismos de criação, em busca de novos abismos. A bomba em questão é o texto de cada um, que será construído através de uma multiplicidade de estímulos, possibilitando diversas experimentações por gêneros e formas. O que se quer explodir? Para quê? O que construiremos no lugar? Seremos capazes de romper o delírio social que nos circunda e apontar uma flecha para o futuro?

Para mais informações, acesse: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural/inscricoes-abertas