SP divulga pesquisa inédita sobre qualificação profissional

Estudo feito pela fundação SEADE indica necessidade de trabalhadores e de cursos em todas as regiões do Estado de São Paulo

ter, 18/03/2008 - 18h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e a Fundação SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados – divulgam nesta quarta-feira, 19 de março, o “Diagnóstico sobre a Qualificação do Emprego e Trabalho no Estado de São Paulo”, pesquisa inédita sobre a demanda por mão-de-obra e por cursos de qualificação no Estado de São Paulo.  

O estudo, elaborado pela Fundação SEADE, aponta a carência de profissionais qualificados em regiões do Estado, o que se pode chamar de “apagão da qualificação profissional”. Os principais objetivos do diagnóstico são indicar, por região, as reais necessidades do mercado de trabalho e oferecer cursos de qualificação e capacitação adequados e sintonizados com as vagas de emprego disponíveis nos municípios, evitando-se assim o desperdício de dinheiro público com treinamentos desnecessários. A previsão é que cerca de 180 mil trabalhadores sejam qualificados até 2010. 

Segundo a Dra. Felícia Madeira, diretora executiva da Fundação Seade, esta é a primeira vez que a instituição realiza uma pesquisa tão profunda sobre o tema e que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Emprego, encomendou o diagnóstico.

O material está dividido em regiões administrativas, com mapas, tabelas e gráficos. A pesquisa que deu origem ao diagnóstico foi feita em 2007, durante a Caravana do Trabalho, que consistiu na visita do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, a 22 regiões do Estado, onde técnicos da SEADE e da SERT tiveram contato direto com a realidade de cada município. Eles levantaram as profissões mais solicitadas pelas empresas, captaram junto aos prefeitos as tendências e perspectivas do mercado de trabalho local e identificaram a demanda por cursos.

Serviço:

Data: 19/03/08

Horário: 10h30

Local: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – Rua Boa Vista, 170 – Mezanino – Centro – Edifício Cidade I – Auditórios A e B)

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

C.M.