SP começa contagem regressiva para início da Lei Antifumo

Ampulhetas gigantes registram tempo restante para implantação da regra na capital e interior

seg, 27/07/2009 - 11h58 | Do Portal do Governo

Atualizado às 15h

A contagem regressiva para o Estado de São Paulo respirar novos ares já começou. Quem passou nesta segunda-feira, 27, por pontos centrais das cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Santos foi surpreendido por uma ampulheta gigante. O equipamento registra quanto tempo falta para que o fumo seja terminantemente proibido em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado.

As ampulhetas têm três metros de altura e foram instaladas em pontos de grande visibilidade em quatro cidades paulistas na noite deste domingo, 26. Na capital, o contador foi instalado na Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista. Em Campinas, ela está no Largo do Rosário, na esquina das avenidas Francisco Glicério e Campos Sales. Ribeirão Preto pode conferir a ampulheta na Praça Carlos Gomes, no centro da cidade. A última ampulheta foi instalada em Santos, na Praça das Bandeiras, na avenida Ana Costa.

A partir do dia 7 de agosto, fica proibido fumar em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidos. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Confira mais informaçõe no site da campanha: www.leiantifumo.sp.gov.br.

Ampulhetas

Confira o endereço das ampulhetas gigantes instaladas pelo Governo do Estado que fazem a contagem para o início da aplicação da lei antifumo.

São Paulo
Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista.

Campinas
Largo do Rosário, na Av. Francisco Glicério com a Av. Campos Sales. Centro.

Ribeirão Preto
Praça Carlos Gomes – Centro.

Santos
Praça das Bandeiras na Avenida Ana Costa.

Adequação à Nova Lei

Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde mostrou que 84% dos estabelecimentos comerciais já estão se adequando à nova legislação antifumo, que entra em vigor no dia 7 de agosto. A pesquisa teve como base as 14,7 mil visitas realizadas por agentes do Centro de Vigilância Sanitária desde o dia 1º de julho

Na próxima sexta-feira, 31, cerca de 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon realizarão uma megablitz educativa em todas as regiões do Estado. O objetivo é intensificar as ações de orientação a proprietários e clientes de estabelecimentos comerciais para que, no dia em que a lei entrar em vigor, todos já estejam conscientes dos principais aspectos e da importância da nova legislação para a saúde pública.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo