SP Cia de Dança se apresenta no litoral neste final de semana

Espetáculo em Caraguatatuba marca o aniversário de dois anos da companhia; entrada é gratuita

sex, 29/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar seus dois anos de atuação, a São Paulo Companhia de Dança realiza neste fim de semana duas apresentações em Caraguatatuba, no litoral norte. O espetáculo, com três obras do repertório do grupo (Passanoite, Gnawa e Tchaikovsky Pas de Deux), será exibido no Teatro Mário Covas. As apresentações têm entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início dos espetáculos.

Com a apresentação do fim de semana, Caraguatatuba será a primeira cidade do país a receber uma apresentação da SP Companhia de Dança em 2010. “A circulação dos nossos espetáculos pelo Estado de São Paulo é fundamental. Queremos levar a dança para todos os lugares, sobretudo, nas cidades do interior, que muitas vezes não tem acesso a grandes espetáculos concentrados no eixo Rio-São Paulo. Uma das propostas da Companhia é estar em todos os espaços”, afirma Iracity Cardoso, diretora artística da Companhia.

As coreografias apresentadas revelam a versatilidade da companhia. Tchaikovsky Pas de Deux é uma criação de George Balanchine, com um trecho da música de Tchaikovsky criada para o Lago dos Cisnes, que mostra o virtuosismo da dança clássica associado aos desequilíbrios e impulsos característicos da linguagem do coreoógrafo.

Já Passanoite, criada especialmente para a companhia pela coreógrafa Daniela Cardim, utiliza a técnica clássica e cria grandes eixos de movimentos que ecoam nos corpos dos dançarinos, e reverberam principalmente nos gestos das mãos e dos braços. Por fim, o grupo mostra Gnawa, de Nacho Duato, uma peça em que movimentos dos bailarinos se valem da gravidade, hora cedendo à ela, hora transcendendo-a, para falar dos elementos da natureza.

Sobre a SP Companhia de Dança

Criada em 2008, a SP Companhia de Dança tem o objetivo de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéias. O grupo procura, assim, desenvolver projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público, acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança.

Serviço

São Paulo Companhia de Dança em Caraguatatuba 
Dias 30 e 31 de janeiro
Sábado, 21h, domingo, 17h
Teatro Mário Covas – rua Goiás, 187 – Indaiá
Mais informações: (12) 3881-2623
Entrada gratuita
(o ingresso deve ser retirado uma hora antes da apresentação)

Da Secretaria de Cultura