SP avalia investir em segurança alimentar

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável tem nova formação a partir de hoje

qui, 16/10/2008 - 8h25 | Do Portal do Governo

Elaborar um estudo para medir o índice de investimentos estaduais em segurança alimentar, pioneiro no Brasil, é um dos grandes desafios do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), com nova formação de conselheiros a partir da próxima quinta-feira (16 de outubro), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

Durante a posse do conselho, também será abordado o projeto inicial de elaboração da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado, cujo objetivo é garantir o acesso à alimentação adequada, ou seja, regular e permanente a toda população. Para colaborar nessa elaboração do projeto da lei, serão capacitadas 116 pessoas, entre conselheiros e representantes das comissões regionais, com enfoque nos conceitos de segurança alimentar.

A educação alimentar é outro foco do Consea.  São duas propostas de projeto em fase inicial: a inserção desse assunto na mídia e na rede escolar. A primeira pretende que o tema faça parte do dia-a-dia da população, com divulgação maciça via meios de comunicação. Já a segunda tem como enfoque orientar desde a infância a respeito das boas escolhas alimentares, resultando em melhor qualidade de vida e diminuição dos índices de obesidade e outros problemas de saúde.

Posse do Conselho – Na ocasião, o Consea, que é um órgão de assessoramento ao governo estadual, empossará seus novos conselheiros para a gestão 2008/2010. São 46 pessoas – 23 do poder público e 23 da sociedade civil. O evento contará com a presença, dentre outras autoridades, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, que preside o conselho.

Instituído em abril de 2003, com o intuito de focalizar as discussões sobre segurança alimentar do campo à mesa do consumidor, o conselho tem o objetivo de garantir o direito ao alimento e à nutrição. Para isso, um grupo de conselheiros reúne-se a cada dois meses e discute as prioridades, colocadas para análise de seu corpo técnico.

COMPOSIÇÃO – A Secretaria de Agricultura também é representada no conselho por membros de sua assessoria técnica, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), coordenadorias de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Defesa Agropecuária (CDA), além dos institutos que compõem a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) – Agronômico (IAC), de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Economia Agrícola (IEA) e Biológico (IB).

O conselho conta, ainda, com representantes das secretarias estaduais de Saúde, Emprego e Relações do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Economia e Planejamento; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural; Instituto de Terras “José Gomes da Silva” (Itesp); Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e Centro de Vigilância Sanitária.

Dentre os membros da sociedade civil, estão os participantes das comissões regionais formadas para auxiliar o trabalho do Consea em todo o Estado, além de personalidades ligadas ao setor produtivo, como os presidentes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, e da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Carlo Lovatelli.

Serviço

Cerimônia em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação
Data: 16 de outubro, a partir das 13h30
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda – São Paulo/SP

Programação completa:

13h30: Credenciamento
14 horas: Cerimônia de abertura e posse dos conselheiros
15 horas: Lançamento das novas publicações do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans): “Batata – Explorando Sabores” e “Diga Não ao Desperdício”
15h30: Palestra “Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e Alimentação Saudável”, com África Neumann, da Secretaria de Estado da Saúde
16h30: Encerramento

Do Consea