Sorteio de moradias contempla 286 famílias na região de S. José do Rio Preto

Cidades de Nova Canaã Paulista, Três Fronteiras, Aspásia e Paranapuã vão receber as unidades construídas pela CDHU

sex, 29/05/2015 - 17h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo já superou a marca de meio milhão de moradias entregues para famílias de baixa renda. Nesta sexta-feira, outras 286 famílias ficaram mais próximas de realizar o sonho da casa própria ao serem contempladas no sorteio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na região de São José do Rio Preto.

O governador Geraldo Alckmin participou do sorteio nos municípios de Nova Canaã Paulista, Três Fronteiras, Aspásia e Paranapuã. Do total das moradias, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% aos idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. As demais são sorteadas entre a população em geral, sendo uma unidade destinada a pessoas que vivem sozinhas.

“O sonho da família é ter uma moradia, só que no Brasil esse sonho custa caro. A entrada é muito grande, a prestação é muito alta, por isso é difícil comprar uma casa. Esse programa possibilita que todas as famílias com um salário tenha acesso à casa própria. Assim, levamos o sonho da moradia a quem mais precisa”, afirmou o governador.

Alckmin destacou também que o programa habitacional do Governo de São Paulo é o único do país para cidades com menos de 20 mil habitantes. “Se não fosse a CDHU, os munícipes não teriam a oportunidade de ter acesso à casa própria sem dar entrada e com prestações acessíveis”, disse.

O secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, também participou do sorteio e destacou a transparência da CDHU. “Através de um sorteio justo e transparente, escolhemos as famílias beneficiadas com talvez aquele que é o maior sonho das famílias brasileiras, que é o da casa própria”, comentou.

Sorteio

Em Nova Canaã Paulista foram sorteadas 72 unidades habitacionais. Na cidade de Três Fronteiras, 103 famílias foram contempladas no sorteio. Já em Aspásia, a CDHU sorteou 52 moradias. O município de Paranapuã vai receber 59 casas.

Todas as 286 unidades possuem 56,67 m² e são viabilizadas por meio de parceria entre a CDHU, que repassa os recursos e supervisiona as obras, e as prefeituras dos municípios, responsáveis por doar os terrenos e administrar a construção.

O prazo para quitar o financiamento habitacional será de até 25 anos. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.

Do Portal do Governo do Estado