Sorocaba e região ganha Agência Metropolitana

Governador Geraldo Alckmin sancionou a criação da entidade; 26 municípios do entorno também serão atendidos

seg, 15/06/2015 - 17h31 | Do Portal do Governo

A fim de encontrar boas alternativas para o desenvolvimento de 26 municípios, o Governo de São Paulo acaba de promulgar a Agência Metropolitana de Sorocaba – instituída por meio do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A entidade vai propor ações conjuntas em diversas frentes e soluções nas áreas de telefonia, transporte, serviços, entre outras, para a Região Metropolitana de Sorocaba – a quinta maior de todo o Estado.

Só entre as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, são 11 municípios com economias baseadas em atividades industriais. Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 48,7 bilhões. “É uma das principais regiões de São Paulo, nesse eixo da Castelo Branco e da Raposo Tavares”, reconhece o governador Geraldo Alckmin. “Com agricultura forte, mineração, indústria diversificada e serviços. Através da implantação da Agência, a região discute as melhores alternativas de projetos.”

Alckmin pontuou algumas propostas em que a Agência já pode criar propostas. “Na telefonia, pleitear a Anatel para não pagar mais interurbano de uma cidade para outra. Na área de segurança, pode fazer um projeto de câmeras de vídeo nas entradas e saídas das cidades integradas a um sistema de comando e controle”. A sociedade civil, os empresários e moradores da região devem ser os porta-vozes responsáveis por mostrar as principais necessidades. 

Dimensão

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Do Portal do Governo do Estado