Solenidade marca formatura da 2ª turma do curso de português para refugiados

Evento no Memorial da América Latina será realizado em 19 de dezembro, com presença da primeira-dama do Estado, Bia Doria

ter, 17/12/2019 - 17h37 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira (19), o Memorial da América Latina promoverá a formatura da segunda turma do curso de português para pessoas em situação de refúgio. Os formandos são de diversas nacionalidades e se dedicaram ao aprendizado da língua.

A primeira-dama do Estado, Bia Doria, será a madrinha da turma. O curso é oferecido por meio de uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina, a Uninove, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A iniciativa oferece aulas de português para pessoas em situação de refúgio no Brasil e que se encontram em contexto de vulnerabilidade.

Integração

A iniciativa pretende aproximar e promover a integração dos povos por meio do aprendizado do idioma, pois o não conhecimento da língua é um obstáculo para o convívio social e para pleitear oportunidades no mercado de trabalho. Na segunda turma, 29 alunos participaram das aulas. O curso foi oferecido por oito semanas, com aulas de três horas, três vezes por semana.

Os alunos são encaminhados ao curso por meio de seleção realizada pela organização Caritas. Os formandos são do Afeganistão, República Democrática do Congo, Nigéria, Irã, Paquistão, Camarões, Burkina Fasso e Síria.

A primeira turma frequentou as aulas nos meses de julho e agosto, também por oito semanas, e 23 alunos, das 30 vagas disponíveis, concluíram o curso. Para 2020, estão previstas turmas para os níveis Básico, Intermediário e Avançado.