SMS Denúncia completa um mês com utilização crescente

Objetivo é combater o vandalismo, o comércio irregular, a mendicância e crimes dentro do sistema metroviário

sáb, 26/02/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Lançado em 26 de Janeiro de 2011, o programa de denúncia por mensagem de telefone celular (SMS) completa um mês  neste sábado, 26, e já supera as expectativas. Com o objetivo de combater o vandalismo, o comércio irregular, a mendicância e crimes dentro do sistema metroviário, o projeto vem recebendo, em média, 100 mensagens por dia.

Com o novo canal de comunicação, o usuário escreve um a mensagem com as características do possível infrator, a próxima estação em que o trem irá chegar, o número do vagão em que está e envia o texto para o número (11) 7333-2252. O Metrô garante o sigilo absoluto das denúncias.

Após o recebimento da mensagem, o Centro de Controle de Segurança (CCS) aciona imediatamente os agentes de segurança que prontamente partem para a abordagem do infrator. O atendimento leva em média sete minutos.

Por enquanto, a denúncia que lidera o ranking é sobre comércio irregular, responsável por 37% das mensagens enviadas. Com 19%, o SMS denunciando pedintes fica em segundo lugar. O restante, ou seja, 44% é pulverizado entre os demais casos.

Para o chefe do Departamento da Segurança do Metrô, Rubens Menezes, o número de torpedos recebidos até agora revela a grande parceria que existe entre o usuário e o Metrô. ” O usuário do Metrô se apropriou rapidamente da nova ferramenta. Agora, além das 948 câmeras de vigilância e todo o quadro de funcionários operativos da empresa, temos mais de 3 milhões de pessoas fiscalizando e cuidando do grande patrimônio público que é o nosso Metrô”, afirma.

Outra ocorrência bastante informada é o sobre usuários que passam mal dentro dos trens e estações. O atendimento é imediato e todos os empregados da operação são treinados para prestar os primeiros socorros.

O programa SMS Denúncia também existe na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) desde outubro de 2008 e até dezembro de 2010, foram registradas 13.486 denúncias.

Evolução do serviço

O número de denúncias vem aumentando semanalmente. Na semana de estreia (de 26 a 31 de janeiro), o serviço recebeu 465 mensagens. Na segunda semana (de 1º a 8 de fevereiro), o número de SMS subiu para 816. No período de 9 a 17 de fevereiro, foram recebidos 819 torpedos. A expectativa do Departamento de Segurança é que o serviço complete um mês com um total de 3 mil mensagens.

Do Metrô