SMA promove atividades para o Dia da Criança em seus parques

Brincadeiras e caminhadas são opções de diversão para mais de 600 crianças.

seg, 06/10/2008 - 20h12 | Do Portal do Governo

Em comemoração à semana da criança, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) programou atividades especiais em diversos dos seus parques. No Parque Estadual da Cantareira, incluindo os núcleos Cabuçu e Engordador, no Parque Alberto Löfgren e no Jardim Botânico, várias atividades serão desenvolvidas, de 07 a 12 de outubro, dentro do evento “Brincando no Parque”.

A recreação é uma ferramenta utilizada na educação ambiental, que gera resultados positivos, pois as crianças aprendem brincando. Para viabilizar a programação da semana da criança, os administradores dos parques contaram com o apoio de comerciantes e instituições parceiras, obtendo doações de parte dos materiais necessários para a execução das atividades.

Entre os dias 7 e 10 de outubro, 150 estudantes, com idades de 7 a 12 anos, alunos das escolas do entorno do Núcleo Cabuçu, situado na Zona Norte da Capital, visitarão o parque. Durante esses dias serão servidas três refeições às crianças, divididas em café da manhã, almoço e lanche da tarde. Haverá, ainda, a entrega de kits com doces e salgadinhos, marcando o encerramento das atividades. O grupo será dividido em oito equipes, cada qual com um monitor que permanecerá integralmente com sua turma.

As crianças, além de visitar o museu e conhecer maquetes do Parque da Cantareira e do aterro sanitário Pedreira, conhecerão animais empalhados, amostras de crânio, peles e algumas espécies de animais fixadas em formol.

Em seguida, participarão de caminhada pela Trilha da Jaguatirica, com 1.000m de extensão e grau médio de dificuldade.  Visita ao Mirante, de onde terão acesso a uma das mais belas vistas da represa de Mairiporã. A última etapa da caminhada será na Barragem do Cabuçu, datada de 1908, e considerada a primeira grande obra de concreto armado do Brasil. A barragem foi de suma importância para a história do abastecimento de água de São Paulo. A represa encontra-se em atividade novamente desde 2003, abastecendo cerca de 100 mil pessoas residentes nos bairros do entorno do Parque.

A hora da brincadeira vai começar com a Caça ao Tesouro, formada por várias pistas, cujo conteúdo é composto por informações inerentes ao Parque e que serão espalhadas pelo Núcleo, levando ao “baú do tesouro”.

A atividade objetiva estimular o raciocínio das crianças, uma vez que as pistas os motivam a pensar. A Corrida Maluca será composta por um labirinto, obstáculos no playground, como o escorregador, a barra, a ponte do rio que cai, entre outros, e mais a corrida pelos pneus e a corrida de saco. Para passar por todos os obstáculos os participantes deverão carregar uma bexiga com água sem deixar que estas estourem. A diversão termina com a brincadeira Epidemia, onde vírus mutantes, representados pelos monitores, invadem o parque e ameaçam contaminar os animais. As crianças deverão eliminar estes vírus para que a fauna permaneça intacta.

Jardim Botânico

No Jardim Botânico a data será comemorada com visita monitorada à Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, voltada ao público escolar, que deve ser previamente agendada. As informações para o agendamento estão no site www.ibot.sp.gov.br.

Parque Alberto Löfgren

O Parque Alberto Löfgren realizará as seguintes atividades: no domingo, 12, oficina de pintura livre, de pintura facial, apresentação de dança, teatro de fantoches e jogos ambientais. Durante a semana os monitores ambientais atenderão Escolas de Educação Infantil do entorno do parque. O Programa Oportunidade ao Jovem vai realizar trilhas, estudo do meio e diversas dinâmicas em grupo.

Núcleo Pedra Grande

Entre os dias 7 e 9 as crianças que forem em visita escolar ao núcleo Pedra Grande, assistirão ao vídeo institucional do Parque Estadual da Cantareira. Em seguida farão a trilha da Bica para interpretação de fauna e flora.

Finalizada a trilha, subirão de ônibus até o Lago das Carpas onde será desenvolvido o Pega-Pega Ecológico, com o objetivo de entender como funciona a cadeia alimentar. Seguindo três etapas.

1º Passo – As crianças serão divididas em três grupos: Capim (produtor); Capivara (consumidor primário); e Onça (consumidor terciário).

2º Passo – Inicia-se o pega-pega. Onde as capivaras deverão correr atrás dos capins e as onças atrás das capivaras. Em intervalos de um minuto. Os capins que forem pegos pelas capivaras virarão capivaras, as capivaras que forem pegas pelas onças virarão onças e onças e capivaras que não pegarem ninguém viram capim.

3º Passo – Fazer a contagem dos representantes e concluir o fluxo da cadeia.

Em seguida será a hora do lanche, também realizado no Lago das Carpas. A visita será encerrada com uma caminhada até a Pedra Grande, para que as crianças possam admirar uma ampla vista da cidade de São Paulo e trabalhar a percepção ecológica. Logo depois, no mirante, irão colorir as cartilhas “Essa é minha pegada. Quem sou eu? ” para o conhecimento da fauna local”.

Os parques também estarão abertos ao público em geral, assim como o Villa-Lobos, Ecológico do Guarapiranga e Jaraguá, que desenvolverão as atividades habituais.

Da Secretaria do Meio Ambiente