Site sobre Qualidade de Vida no Trabalho está no ar

Gestores da área de recursos humanos da administração estadual têm à disposição, desde abril, a nova ferramenta de trabalho

qui, 31/05/2007 - 10h11 | Do Portal do Governo

Os gestores da área de recursos humanos da administração estadual têm à disposição nova ferramenta para auxiliá-los no desenvolvimento de ações para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e a redução do absenteísmo: um site.

No ar desde o final de abril, foi criado tendo por base os relatos de boas práticas adotadas por profissionais do setor de várias secretarias, com vistas a elevar o nível de bem-estar e de satisfação do servidor em seu local de trabalho. Os depoimentos foram feitos durante o 1º Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho.

Promovido pela Secretaria de Gestão, o evento foi realizado no mês de abril e reuniu 200 pessoas de 15 secretarias, além de representante do Tribunal de Justiça, no Auditório Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo).

Hospedado no portal da Unidade Central de Recursos Humanos, também da Secretaria de Gestão, com seu conteúdo, o site (www.recursoshumanos.sp.gov.br/qualidadedevida) pretende chamar a atenção para a importância de se oferecer ambientes de trabalho favoráveis ao desenvolvimento humano, o que vai gerar satisfação pessoal e profissional, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução do número de licenças médicas que, historicamente, apresentam índices bastante elevados.

O usuário pode acessar a apresentação feita, por exemplo, por José Cláudio Ramos de Oliveira, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), parceiro na organização do evento. Ele relatou a experiência positiva do Programa Prevenir que, desde 1998, e contando com a participação de 19 secretarias estaduais, atua com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.

As demais apresentações disponíveis para consulta foram realizadas pelas Secretarias da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Casa Civil, Economia e Planejamento, Transportes, Saneamento e Energia, Segurança Pública, Emprego e Relações do Trabalho, Educação, Administração Penitenciária, Justiça, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Cultura.

Ferramenta de trabalho – O coordenador do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Mario Porto, avalia o portal como uma poderosa ferramenta de trabalho, pois vai divulgar ações bem-sucedidas, estimulando a integração de conhecimentos. Acredita que essa divulgação das boas práticas “vai tornar as ações do setor menos pontuais, conferindo-lhes alinhamento estratégico”, pois o objetivo é mudar a cultura existente. Além disso, Porto crê na força dessa troca de experiências para alterar hábitos prejudiciais à saúde do servidor e que resultam em absenteísmo, gerando gastos de R$ 290 milhões por ano com licenças médicas, em um orçamento de R$ 20 bilhões.

O site vai municiar os cerca de 1,8 mil gestores de RH para cuidar de um dos “maiores patrimônios da administração estadual: o servidor”, afirma Mario Porto. Isso tem-se mostrado possível, ele continua, como demonstram as experiências das secretarias da Saúde, da Educação ou da Polícia Militar. E mais: os relatos colhidos revelam que “45% das secretarias de governo alcançaram, como resultado de suas ações, redução de custo com o absenteísmo por doença”.

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)