Site do Arquivo Público do Estado tem arte, cultura e mais de 200 mil imagens

Nova versão do portal apresenta novidades com muito mais conteúdo, além de 100 indicações de links interessantes

ter, 02/02/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Com páginas mais completas e temáticas, exposições virtuais, coleções de jornais e revistas, entre outras novidades, uma nova versão do site do Arquivo Público do Estado entrou na rede neste mês. O endereço eletrônico (www.arquivoestado.sp.gov.br) reúne mais de 200 mil imagens – entre documentos oficiais, jornais, revistas, fotos e filmes – diretamente ligadas à memória do País e relacionadas a temas diversos sobre imigração cotidiano paulista, história da educação, movimento estudantil e futebol. Há no site, por exemplo, catálogos para jornais e revistas digitalizados e o Guia do Acervo, pelo qual é possível pesquisar dados sobre todo o acervo da instituição.

Na nova configuração, as estruturas que compõem a instituição ganharam páginas próprias, que apresentam didaticamente o trabalho realizado em cada uma delas. Além disso, assuntos s respeito de imigração, cotidiano em São Paulo e imprensa ganharam páginas próprias, assim como o riquíssimo banco de dados sobre a luta contra a ditadura, chamado de Memórias Reveladas.

Números grandiosos

Além das mais de 200 mil imagens, outros números do portal impressionam. Distribuídos pelas suas diversas páginas, estão nada menos que 3.255 exemplares digitalizados de 136 periódicos. Grande parte do jornal Última Hora, do Rio de Janeiro, foi digitalizada pelo Arquivo, além do acervo fotográfico do jornal. Estão à disposição 2.269 edições do periódico, de 1955 a 1969. Material de leitura também não falta no portal, que oferece gratuitamente 66 publicações digitalizadas, desde fontes históricas sobre a educação até manuais técnicos de arquivologia – estes últimos disponíveis também para download. Além disso, o site guarda 38 edições eletrônicas da publicação da casa, a Revista Histórica. E para quem quiser ampliar suas pesquisas, oferece ainda 100 indicações de links interessantes.

Outro ponto forte são as 400 fotos, principalmente as da página do Centro Iconográfico e Cartográfico, organizadas em conjuntos temáticos englobando: movimento estudantil, presidentes, futebol e bairros de São Paulo. A mesma página mostra 11 pequenos documentários oficiais do Governo do Estado de São Paulo, produzidos, em sua maioria, na década de 1970.

Das imagens que estão no site, boa parte relaciona-se aos documentos oficiais sob a guarda do Arquivo. Entram nesse conjunto álbuns de fotografias como o da Escola Normal, relatórios da Secretaria da Agricultura (44 mil imagens), ofícios diversos ao Governo de São Paulo (30 mil imagens), Maços de População (documentos de recenseamentos de diversas localidades, realizados nos séculos 18 e 19, dos quais 12 mil já estão disponíveis).

Anuários Estatísticos (2.857 imagens), passaportes dos imigrantes (987 imagens) e mais 900 imagens relacionadas à Revolução de 1924. Para dar conta das normas que regem a gestão de arquivos, a questão de uso de imagens e a consulta à documentação do Fundo Deops-SP –  Departamento de Ordem Política e Social, o portal também oferece 11 textos com legislação sobre esses assuntos.

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa do Arquivo Público do Estado