Site do Arquivo Público do Estado foi reformulado

Portal traz exposição virtuais, páginas temáticas, banco de dados da luta contra a ditadura e coleções de jornais e revistas, entre outros itens

qua, 13/01/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Com conteúdo totalmente renovado, entrou no ar este mês o novo site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br). O portal agora tem páginas mais completas sobre o trabalho dos Departamentos e Centros; exposições virtuais; páginas temáticas sobre assuntos como imigração, cotidiano em São Paulo e imprensa; coleções de jornais e revistas; acesso à página Memórias Reveladas (www.arquivoestado.sp.gov.br/memrev/memrev_texto.php), com um riquíssimo banco de dados sobre a luta contra a ditadura; e vários mecanismos de consulta para facilitar a navegação pelo acervo.

O portal reúne mais de 200 mil imagens entre documentos oficiais, jornais, revistas, fotos e filmes. Este conteúdo, diretamente ligado à memória do País, relaciona-se a temas tão diversos quanto imigração, cotidiano paulista, história da educação, movimento estudantil, futebol…

Para navegar por todo esse conteúdo, o site tem 14 diferentes mecanismos de busca. Existem, por exemplo, catálogos para jornais e revistas digitalizados e o Guia do Acervo pelo qual é possível ver dados sobre todo o acervo da instituição. No novo site, as estruturas que compõem a instituição ganharam páginas próprias, mostrando didaticamente o trabalho que realizam, com textos, galerias de fotos, filmes e documentos em destaque.

Os números do portal 

Além das mais de 200 mil imagens, outros números do portal impressionam. Os interessados em história do jornalismo encontram no site um verdadeiro baú do tesouro. Distribuídos pelas suas diversas páginas, estão nada menos que 3.255 exemplares digitalizados de 136 periódicos. Destes periódicos, 35 são revistas (entre elas, uma grande coleção da Cigarra, com 394 edições) e 101 jornais. No total, são 623 exemplares de revistas e 986 exemplares de jornais. Isso sem falar no Última Hora do Rio de Janeiro, do qual o Arquivo Público possui grande parte da coleção, além do acervo fotográfico do jornal. Na página do UH já estão à disposição 2.269 edições do jornal, de 1955 a 1969.

Material de leitura, aliás, é o que não falta no portal, que oferece gratuitamente 66 publicações digitalizadas, desde fontes históricas sobre a educação até manuais técnicos de arquivologia – estes últimos, aliás, disponíveis para download. Além disso, o site guarda 38 edições eletrônicas da publicação da casa, a Revista Histórica. E para quem quiser ampliar suas pesquisas, o portal oferece 100 indicações de links interessantes.

Outro ponto forte são as 400 fotos – principalmente as da página do Centro Iconográfico e Cartográfico, que foram organizadas em conjuntos temáticos sobre quatro assuntos: Movimento Estudantil, Presidentes, Futebol e Bairros de São Paulo. A mesma página também mostra 11 pequenos documentários oficiais do Governo do Estado de São Paulo, produzidos, em sua maioria, na década de 70.

Das imagens que estão no site, boa parte relaciona-se aos documentos oficiais que estão sob a guarda do Arquivo. Entram nesse conjunto álbuns de fotografias como o da Escola Normal, relatórios da Secretaria da Agricultura (44 mil imagens), Ofícios Diversos ao Governo de São Paulo (30 mil imagens), Maços de População (documentos de recenseamentos de diversas localidades, realizados nos séculos XVIII e XIX, e dos quais 12 mil já estão disponíveis no site), Anuários Estatísticos (2.857 imagens), passaportes dos imigrantes (987 imagens) e mais 900 imagens relacionadas à Revolução de 1924.

Para dar conta das normas que regem a gestão de arquivos, a questão de uso de imagens e a consulta à documentação do Fundo Deops, o portal também oferece 11 textos com legislação sobre esses assuntos.

Do Arquivo Público do Estado