Site da EmplasaGeo tem vídeos, fotos e interação

Ferramenta possibilita visualizar escolas, hospitais, cinemas, bares, hotéis e postos do Poupatempo

seg, 16/02/2009 - 9h58 | Do Portal do Governo

O site EmplasaGeo – hospedado no portal da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento – está com três novidades. O usuário tem agora à disposição vídeos sobre a capital e três regiões metropolitanas paulistas (São Paulo, Campinas e Baixada Santista) e fotos dos municípios situados nessas áreas, recursos de Web 2.0 (que propiciam ao internauta trocar informações e colaborar com o site) e ortofotocartas da Região Metropolitana de Campinas.

Criado há cerca de um ano, o EmplasaGeo apresenta dados relativos à macrometrópole paulista (formada pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista juntas), mais as concentrações urbanas de São José dos Campos, Sorocaba-Jundiaí e Piracicaba-Limeira. São informações, entre outras, sobre transporte metropolitano, equipamentos públicos como museus, escolas e hospitais, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A peculiaridade do site é que esses dados são georreferenciados, ou seja, é possível visualizá-los em mapas. O usuário consegue, inclusive, ampliar ou utilizar outros recursos para melhor observá-los.

Antes, o EmplasaGeo não dispunha de imagens (a não ser na forma de mapas) que apresentassem essas metrópoles, oferecendo uma visão geral delas e englobando vários dos dados disponíveis no portal. “Os vídeos foram produzidos justamente para proporcionar uma noção sobre cada uma dessas regiões”, explica a geógrafa Cecília Nahas, coordenadora de informações da Emplasa.

Com cerca de dois minutos de duração cada, trazem, além de imagens sobre essas regiões, dados sobre população, PIB, transportes, turismo, cultura e demais aspectos. Esses vídeos destinam-se ao internauta morador dessas regiões ou a quem vem de fora, especialmente do exterior e não tem nenhuma noção acerca dessas áreas. No caso da Região Metropolitana de Campinas, são apresentados centros avançados de pesquisa em biotecnologia, informática, comunicação e ciências sociais, grandes universidades, além da forte presença das indústrias de informática, automobilística, têxtil, petroquímica e da agroindústria.

Colabore conosco

No mesmo botão da ferramenta onde tem acesso aos vídeos (denominado multimídia), o usuário também encontra fotos de todos os municípios das três regiões metropolitanas paulistas, relativas a assuntos como ecologia/meio ambiente, patrimônio histórico, sistema viário, turismo/cultura e equipamento religioso. Há fotos, por exemplo, do Rio Itapanhaú (em Bertioga), da Cachoeira do Poço Verde (Biritiba-Mirim), Academia de Letras (Campinas) e templo budista (Cotia). Essas fotos e vídeos podem ser utilizados, desde que seja citada a fonte.

“O objetivo do EmplasaGeo é que o ambiente on-line se torne mais interativo, com os usuários colaborando para a organização do conteúdo”, observa Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da Emplasa. Isso será viável com os recursos de Web 2.0, como o blog. A prefeitura interessada poderá, por exemplo, complementar ou corrigir determinadas informações já disponibilizadas no site – como o endereço errado de um equipamento urbano. É possível também colaborar enviando fotos sobre recursos naturais (praias, rios, trilhas) e equipamentos públicos (hospitais, escolas, prédios históricos) do município. Isso será feito diretamente no sistema, já que a prefeitura vai dispor senha de acesso – a previsão é distribuí-las durante o Encontro Metropolitano, no dia 6 de março, na sede da Emplasa.

Esse mesmo tipo de participação se aplica ao cidadão, que poderá enviar informações e fotos sobre sua cidade. O link colabore conosco é específico para isso. A ideia é que ele sugira conteúdos, divulgue fotos, festas, folclores e outros eventos de interesse para os demais cidadãos. O conteúdo enviado, diferentemente do gerado pelas prefeituras, deve atender certas especificações (como limite de pixels para imagens) e ser analisado previamente antes de ser colocado no site.

Planejamento

A terceira novidade do EmplasaGeo são as ortofotocartas da Região Metropolitana de Campinas. Antes, o site mantinha apenas as da Região Metropolitana de São Paulo. Faltam ainda as da Baixada Santista, previstas para breve. A ortofotocarta digital (escala 1:5.000) é uma representação fotográfica de um terreno, gerada a partir de um tipo especial de foto aérea.

Para entender melhor, imagine um guia de ruas de uma cidade. Nele, pequenas partes se articulam para formar um todo. Nas ortofotocartas ocorre algo similar: a carta (documento cartográfico) é obtida a partir de um conjunto de ortofotos dispostas sequencialmente. Essas ortofotos são fotos aéreas que passam por processo de correção da imagem, que permite que um ponto da superfície seja retratado sem distorções na foto. Entre outras finalidades, elas servem de base para o planejamento metropolitano e dos municípios, e auxiliam na fiscalização de obras irregulares.

Site permite ao usuário combinar dados

Em quais municípios das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista se encontram as maiores concentrações de jovens de 15 a 24 anos e os menores números de cinemas e teatros para atender essa faixa etária? Há carência de ensino superior nas localidades dessas regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? O EmplasaGeo pode fornecer respostas a esse tipo de questão. O site mostra, por meio de mapas, a localização de escolas, hospitais, cinemas, bares, hotéis, postos do Poupatempo dessas regiões.

Também possibilita visualizar as áreas com maior e menor população, PIB per capita e IDH. Além disso, através desse sistema é possível combinar dados (como no caso das questões iniciais), que aparecem juntos num mesmo mapa. O usuário consegue trabalhar algumas informações, de acordo com o seu interesse. O site dispõe de recursos que permitem selecionar determinada área, aumentá-la, mover para outro ponto de interesse e, depois, imprimir o que se obteve. Tudo isso é possível por meio das ferramentas zoom mais, zoom menos e mover.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial