Sistema informatizado unifica prontuário de pacientes do SUS

Metodologia permite que histórico de atendimentos esteja disponível para ser acessado em qualquer unidade de saúde

qui, 05/09/2013 - 17h18 | Do Portal do Governo



Um sistema informatizado lançado em agosto pelo Governo do Estado de São Paulo permite o acesso imediato ao histórico de atendimentos dos pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde) paulista, de qualquer unidade estadual de saúde. O prontuário eletrônico unificado é inédito em todo o país.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O sistema padroniza o armazenamento de todos os registros de saúde do paciente, que são coletados em hospitais, ambulatórios, laboratórios ou farmácias. Os dados são compartilhados para que a unidade de saúde tenha conhecimento de seu histórico clínico do paciente.

“Isto traz economicidade, traz eficiência e melhor atendimento de saúde”, disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento da nova metodologia, que recebeu R$ 56 milhões de investimento e faz parte do programa “S4SP” (Saúde para São Paulo).

Por meio do sistema será possível a informatização das unidades estaduais de saúde e sua integração com as redes municipais, começando pela capital. “O paciente vai ter acesso a todas as informações. Vai ter conhecimento, acompanhar via internet os exames, laboratórios, diagnósticos e todo o seu prontuário”, disse Alckmin.

O acesso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde ao resumo do prontuário do paciente permitirá, ainda, melhor acompanhamento das interações medicamentosas e da alimentação em caso de internação.

Do Portal do Governo do Estado