Sistema Estadual de Museus promove oficina em Piracicaba

Com adesão gratuita e voltada aos profissionais da área museológica, a atividade será realizada no dia 29 de julho

sex, 19/07/2019 - 10h26 | Do Portal do Governo

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e a Casa Guilherme Almeida realizam, em 29 de julho, a oficina “Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos”.

O evento ocorrerá das 9h às 16h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, no interior paulista. Ao todo, são ofertadas 20 vagas, com participação gratuita e inscrições pela internet.

Objetivo

O projeto busca preparar os participantes para intervir adequadamente na estabilização dos danos em livros e documentos. Vale destacar que, oficina, serão apresentados elementos básicos sobre a utilização do papel japonês e os tipos de colas usadas para o trabalho de restauro.

A atividade será ministrada por Marlene Laky, formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e em Conservação e Restauro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP).

Ela coordenou diversas oficinas sobre salvaguarda de livros em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, museu onde atua como técnica em preservação de títulos.

A participação é dedicada aos profissionais da área museológica. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está localizado na Rua Santo Antonio, nº 641 – Centro – Piracicaba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os equipamentos, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais.

A iniciativa é coordenada pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do sistema.