Sistema de vigilância por câmeras reforça segurança em São Paulo

Cerca de mil câmeras devem estar em operação até 2014

qui, 11/04/2013 - 11h32 | Do Portal do Governo



Auxiliar os policiais militares no combate ao crime e nas ações que garantam a segurança da população é o objetivo do sistema de vigilância por câmeras, implantado pela Polícia Militar na cidade de São Paulo em junho de 2008.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Dados da PM revelam que as 272 câmeras espalhadas pela cidade reduziram em 15% o índice de ações criminosas nos bairros onde estão instaladas. 

De acordo com o porta-voz do comando de policiamento da capital, Capitão Cleodato Moisés do Nascimento, até 2014 o número de câmeras deve aumentar. “Existe uma previsão de mil câmeras em funcionamento até o ano da Copa do Mundo, para trazer mais segurança para a população, pois daqui nós conseguimos mandar a viatura mais rápido para fazer a prevenção”.

Diariamente, cerca de 20 policiais militares monitoram de 10 a 15 câmeras no centro de operações da Polícia Militar, tendo a tecnologia como aliada. Para se ter uma ideia, as câmeras, cuja capacidade de aproximação é de até 3Km, auxiliam na identificação de carros roubados e de usuários de drogas. “São os olhos da polícia militar na cidade de São Paulo através desses profissionais”, salienta o capitão.

Ele conta que as imagens feitas pelas câmeras ajudam na solução de casos investigados pela polícia civil. “Em 2010, por exemplo, um acidente gerou a morte de um motociclista e, graças ao vídeo monitoramento, foi possível identificar o responsável”.

As cidades de Campos de Jordão e Aparecida do Norte também são monitoradas por vídeo, totalizando 338 câmeras espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Assista ao vídeo sobre o videomonitoramento da Polícia Militar de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado