Sistema de Controle Interno da Unesp integrará processos de gestão

Representantes da Universidade Estadual Paulista promovem reunião para estruturar ações voltadas ao gerenciamento de riscos

sex, 26/04/2019 - 9h04 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) investe no Sistema de Controle Interno (SCI), que integrará todo o processo de gestão, de forma estruturada, para o enfrentamento de riscos, além de fornecer segurança à realização da missão, dos objetivos e das metas institucionais.

No caso da Unesp, reitor, vice-reitor, pró-reitores, assessores-chefes, coordenadores, diretores e vice-diretores de unidades, coordenadores e vice-coordenadores de campus experimentais e unidades complementares são os responsáveis por definir a filosofia de gerenciamento de riscos, integridade, valores éticos e o ambiente de controle.

“É importante que a universidade tenha controle interno por duas razões. Primeiro, porque é uma exigência constitucional. E a outra razão é uma oportunidade de aperfeiçoamento da gestão”, salienta o presidente do Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento do Controle Interno da Unesp e servidor do Instituto de Biociências (IB) da Unesp de Rio Claro, Dirceu Martins.

“O controle interno não pode ser o cumprimento de requisito formal. Tem que fazer sentido para instituição. O controle vem para realmente trazer um retorno melhor, gerar valor para administração”, ressalta o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel.

“Uma das principais funções é auxiliar, assessorar a instituição, a alta direção a atingir os seus objetivos. Isso, óbvio, com métodos. Métodos que vão prevenir riscos”, avalia o diretor-técnico de Divisão da Diretoria Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Paulo Massaru Uesugi Sugiura. “Mais do que um dever de qualquer órgão público prestar contas e ser transparente, atende a um direito do cidadão de ver como está sendo aplicado os seus recursos e, se estão sendo bem aplicados”, completa.

Governança

De acordo com Antônio Carlos Bezerra Leonel, o conceito para a iniciativa advém do Manual de Governança Pública, editado em conjunto com a Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento.

“Para a B3, os maiores desafios na implementação dos controles internos foi, realmente, a mudança de cultura. Fazer com que a instituição enxergasse a importância dos sistemas de controles internos, visse valor agregado no que fazemos e nos entendesse como uma área parceira da área de negócios”, disse o superintendente de Controles Internos e Compliance da B3, Rodrigo Soares Lopes.

“A B3 e a Unesp possuem em comum o que diversas instituições possuem em comum que são os riscos, a materialização dos riscos. Nós implementamos sistemas de controles internos para controlar risco”, acrescenta. De acordo com Rodrigo Soares Lopes, o risco é comum a qualquer tipo de organização pública, privada, de capital aberto, capital fechado, com mais governança ou menos governança, internacional ou brasileira.

Reunião

O primeiro encontro realizado em São Paulo envolveu a administração central da Unesp, junto com diretores, coordenadores executivos e servidores indicados para atuarem no SCI nas 34 unidades universitárias.

A reunião teve como objetivos discutir a importância do Controle Interno como instrumento para aperfeiçoamento da gestão, esclarecer sobre a exigência constitucional de implantação nos órgãos públicos, além de apresentar um modelo de referência na implantação de gestão de riscos e de controles internos.

Toda a atividade foi coordenada pelo Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento do Controle Interno e Escola Unesp de Liderança e Gestão (EULG), que também realizou treinamento com os servidores indicados para o Controle Interno.