Simpósio de experimentação animal reúne especialistas na USP

Iniciativa comemora dez anos da implantação legislação conhecida como “Lei Arouca”, marco na regulamentação do setor

ter, 14/08/2018 - 10h09 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo sedia, nesta terça-feira (14), o segundo e último dia do III Simpósio do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI). O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e comemora os dez anos da implantação da Lei 11.794, conhecida como “Lei Arouca”, um marco na regulamentação do uso de animais em pesquisas no Brasil.

“É uma grande satisfação para a USP sediar a iniciativa. Além de estar totalmente comprometida com o cumprimento da legislação, a universidade desenvolve ações para promover a discussão sobre a utilização ética de animais em atividades de ensino, pesquisa e a procura por métodos alternativos”, ressalta o reitor Vahan Agopyan.

“Harmonizando os princípios éticos, a experiência de seus membros e a importância da ciência no Brasil, o conselho tem sido um dos principais pilares do desenvolvimento da pesquisa no País”, enfatiza o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e presidente do Concea, Gilberto Kassab. “Não há maneira de um país se desenvolver, crescer e melhorar a qualidade de vida de sua população, que não seja por meio da pesquisa”, acrescenta.

Presenças

Vale destacar que a cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da USP, José Goldemberg, do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, da coordenadora do Concea, Mônica Andersen, do secretário executivo do ministério, Elton Zacarias, e de Marcelo Morales, representando a Academia Brasileira de Medicina.

O Concea é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com a responsabilidade de normatizar o uso de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica.