Sexta-feira (31) é o último dia de vacinação contra a gripe em SP

Segundo a OMS, a imunização de 2019 prevenirá a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B

qui, 30/05/2019 - 18h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde informa que esta sexta-feira (31) marca o último dia da campanha de vacinação contra a gripe. O Governo de São Paulo espera atingir a cobertura vacinal de 90% entre os grupos do público-alvo.

Vale destacar que o público-alvo da campanha totaliza 13,2 milhões de paulistas e, para atingir a meta, no mínimo 12,1 milhões precisam tomar as doses contra o vírus Influenza. As doses devem ser aplicadas, nos postos de saúde paulistas, nos seguintes grupos prioritários:

– Crianças
– Gestantes
– Idosos
– Pacientes crônicos
– Profissionais de saúde
– Professores

Produção

A vacina contra a gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria da Saúde. Neste ano, são 64 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o território nacional.

“A proteção evita complicações futuras, como, por exemplo, as pneumonias”, salienta a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, acrescenta.

A dose de 2019 prevenirá a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).