Setor alimentício cria Câmara de Conciliação Prévia

nd

qui, 31/08/2000 - 19h37 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas prestigiou nesta quinta-feira, dia 31, a implantação da Câmara das Comissões de Conciliação Prévia do Setor Alimentício. O evento, que formalizou o mecanismo, foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FTIAESP), na Capital, onde também funcionará a Câmara.
As comissões de conciliação prévia visam fortalecer o processo negocial, conciliar conflitos individuais do trabalho, privilegiar o ajuste entre as partes interessadas (trabalhador e empregador) e, sobretudo, desafogar a Justiça do Trabalho. No setor alimentício, a iniciativa conta com a adesão de três sindicatos patronais e duas entidades de trabalhadores.
“O que vocês firmaram aqui não terá reflexos somente os trabalhadores e empregadores desse setor, mas toda sociedade”, disse Covas referindo-se ao conseqüente desafogamento da Justiça.
A implantação da câmara de conciliação contou com as presenças do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli; do delegado regional do trabalho, Antônio Funari Filho, do juiz do Tribunal Regional do Trabalho, dr. José Carlos da Silva Arouca, do presidente da FTIAESP, Melquiades de Araújo, além de trabalhadores e empregadores do setor em todo o Estado.