Servidores públicos iniciam capacitação a distância

Aulas são transmitidas por sistema de videoconferência para 21 cidades

qui, 26/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Programa de Desenvolvimento Gerencial SemiPresencial (PDGSP) começou nesta quinta-feira, 26, para 1.064 servidores públicos em 21 cidades paulistas. Promovido pela Secretaria de Gestão Pública, com o apoio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), a capacitação é destinada a gestores de todos os níveis de responsabilidade dos órgãos da administração direta e autárquica do Estado de São Paulo. 

A primeira etapa, Dimensão Estratégica da Gestão Pública, terá 32 horas. As aulas são ministradas uma vez por semana, com seis horas de duração, até 18 de dezembro. O objetivo é apresentar o processo de produção de políticas públicas e seus desafios no contexto histórico e institucional, destacando a fase do planejamento na perspectiva da gestão por resultados e dos seus instrumentos. 

O curso é ministrado por meio da Tec-Reg, a nova rede de escolas de governo do Estado que utiliza o sistema de videoconferência. O conteúdo será transmitido para 23 pontos do Estado em 21 cidades. Além da videoconferência, os participantes poderão utilizar a internet fora da sala de aula para a realização de atividades relacionadas ao programa.   

As salas do Tec-Reg estão instaladas em Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Osasco, São Paulo, Franco da Rocha, Pirajuí e Presidente Venceslau. 

Próximas etapas

O PDGSP é formado por três fases. A segunda etapa, denominada Implementação das Ações Governamentais, vai começar em 2010. Seu enfoque será abordar conceitos, métodos, técnicas e instrumentos adotados pelas organizações públicas nas estratégias e na gestão dos recursos responsáveis por transformação de ações e serviços em benefícios dos cidadãos. 

Por último, também em 2010, vai acontecer o Monitoramento e Avaliação das Ações Governamentais para demonstrar ao participante as fontes de dados e as metodologias necessárias para efetuar a análise da efetividade dos programas governamentais. 

Serviço 

Aulas: dias 26 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro de 2009 
Horário das aulas: das 9h às 12h30, e das 14h às 17h30 
Carga-horária: 32 horas