Servidores da área operacional da USP em São Carlos aprendem informática básica

Funcionários do campus da cidade do interior do Estado tiveram carga de 20 horas de aulas, distribuída em dez encontros

qui, 02/08/2018 - 11h36 | Do Portal do Governo

No primeiro semestre deste ano, 20 servidores da área operacional do campus da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos que não têm contato com o computador nas rotinas de trabalho participaram de um treinamento sobre noções básicas de informática.

A iniciativa, realizada entre março e maio, teve o objetivo de atender à solicitação de setores da prefeitura do campus, que conduziu os trabalhos ao lado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da universidade. A carga de 20 horas de aulas foi distribuída em dez encontros.

O módulo de Informática Básica foi ministrado por monitores da empresa Júnior do ICMC (ICMC Júnior), que são estudantes de graduação dos cursos de Matemática, Computação e Estatística. Já o módulo Sistemas Corporativos da USP teve a condução de um servidor do ICMC e de funcionários do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos.

Dinâmica

Além dos instrutores, servidores do campus atuaram no apoio aos participantes e favoreceram a dinâmica do curso, o que permitiu que a programação fosse totalmente cumprida. “O projeto de montagem do conteúdo baseou-se em uma pesquisa de interesse respondida pelos setores operacionais da USP, considerando, inclusive, a disponibilidade de todos os segmentos envolvidos”, explica Newton Santinoni, presidente da Comissão Interna da Qualidade de Produtividade da prefeitura do campus.

Em razão do interesse despertado, outra turma com 20 alunos realizará atividades no segundo semestre de 2018. “A experiência de organização desse curso promoveu a inclusão digital e a orientação em rotinas dos sistemas da USP, contou com a participação de alunos de graduação e funcionários, compartilhando conhecimentos com outros funcionários, e mostrou que um plano de capacitação pode se manter ativo”, ressalta Paulo Celestini, da Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC.