Aluno da Fatec São Caetano cria app para administrar bares e restaurantes

Aplicativo oferece um relatório completo com pedidos feitos, com informações como produtividade do garçom e itens mais vendidos

sex, 11/08/2017 - 10h06 | Do Portal do Governo

O aluno do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Mohamad Mahmoud, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul, no ABC paulista, desenvolveu o GoWaiter App, um aplicativo que permite que os diversos profissionais envolvidos nos processos internos organizem melhor as tarefas e a gestão.

Mohamad foi procurado por um conhecido, proprietário de um bar-tabacaria na zona leste da Capital. “Ele tinha uma necessidade específica que era dar mais eficiência e rapidez aos pedidos. A partir disso, surgiu a ideia de desenvolver um produto para atender essa demanda, tendo como premissas a eficácia e a facilidade de utilização”, explica.

Com o GoWaiter, garçons podem fazer e transmitir pedidos diretamente para a cozinha, como outros aplicativos já fazem, diminuindo a necessidade de locomoção frequente, por exemplo. Segundo Mohamad, o grande diferencial da tecnologia, no entanto, está nas tarefas administrativas. Uma vez armazenadas em ambiente virtual, as informações possibilitam o controle de vários procedimentos.

Como os dados são arquivados na nuvem, o gerente ou dono do estabelecimento consegue ter um relatório completo, em tempo real, de todos os pedidos feitos, com informações como produtividade do garçom e itens mais vendidos. O aplicativo foi testado com êxito durante três meses no bar-tabacaria e está disponível para venda desde o final de 2016.

Teoria e prática

Formado no segundo semestre de 2015, Mohamad conta que tem certa facilidade para enxergar oportunidades e solucionar problemas. O GoWaiter não foi o primeiro aplicativo que ele desenvolveu: para o trabalho de conclusão de curso, criou um mapa interativo da Fatec São Caetano do Sul para que alunos e professores tivessem acesso em tempo real às atividades e aulas que estivessem ocorrendo em todas as salas e laboratórios da unidade. Já o Mananciais SP foi feito para exibir os dados como volume armazenado, pluviometria do dia e do mês e outros dados das seis represas que abastecem o Estado de São Paulo.