Abertas inscrições para curso de inseminação artificial em bovinos

Atividade disponível na Etec de Rio das Pedras tem como objetivo capacitar estudantes de agropecuária e trabalhadores da área rural

seg, 28/08/2017 - 14h37 | Do Portal do Governo

Vão até o dia 1º de setembro as inscrições para o curso de Inseminação Artificial em Bovinos da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. José Coury, de Rio das Pedras, localizada na região de Campinas.

“Temos cadastrados contatos de alunos de Veterinária e produtores interessados no curso de diversas cidades, como Americana, Indaiatuba, Jaú, Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, por exemplo”, afirma o coordenador do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Henrique Barbosa.

As aulas ocorrem entre 13 e 15 de setembro, período em que os alunos têm acesso a aspectos teóricos da atividade, como conceitos de inseminação, anatomia do aparelho reprodutivo de fêmeas, identificação de cio, manejo de botijão e controle zootécnico.

Mas é a possibilidade de praticar o procedimento em animais vivos que tem atraído estudantes e profissionais da região. Desde 2015, foram capacitadas 67 pessoas, sendo 30 alunos da Etec e 37 produtores rurais.

A capacitação é voltada a estudantes do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio da unidade, produtores e trabalhadores rurais. A inscrição deve ser feita na secretaria da unidade, pelo telefone (19) 3493-2244 ou pelo e-mail ricardo.lima74@etec.sp.gov.br.

Parceria
O curso de Inseminação Artificial em Bovinos é realizado em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) do Estado de São Paulo. O frigorífico Frigoterra é responsável pelo fornecimento gratuito das peças do aparelho reprodutivo para treinamento prático antes da inseminação em animais vivos.