Serviço de Endoscopia do HC amplia atendimento

Unidade tem capacidade para realizar 160 exames por dia

ter, 26/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Acabou a fila de espera para realização de endoscopias no Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. Em dezembro, com o término das obras de ampliação e modernização do Serviço de Endoscopia, do Departamento de Gastroenterologia do HC, aumentou em 50% a capacidade de atendimento. O serviço passou a realizar 160 exames por dia, ou 3,2 mil por mês, liderando o ranking na Rede Pública de Saúde Nacional e Internacional.

Agora, todos os procedimentos são feitos em um mesmo setor, o que facilita a prestação de serviços oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames permitem diagnóstico e terapêutica avançados.

São atendidos pelo Serviço de Endoscopia pacientes em tratamento no HC, outros encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde e ainda aqueles referendados por outras instituições do Brasil.

Muitos dos exames são realizados exclusivamente no Instituto Central do HC. É o caso da ultrassonografia endoscópica, que possibilita diagnóstico e estadiamento (avaliação clínica) da lesão. Outros exames considerados refinados e pouco encontrados na rede pública de saúde são o de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica e o de enteroscopia. O primeiro é indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal.

Excelência 

A enteroscopia de duplo ou balão único é o exame endoscópico do intestino delgado que permite pesquisar as várias doenças do segmento, em especial no esclarecimento de quadros de sangramentos obscuros. Os procedimentos avançados, aliados ao ensino e publicação de trabalhos de excelência na especialidade, foram reconhecidos internacionalmente. A Organização Mundial de Endoscopia Digestiva (Omed) certificou o serviço como Centro de Excelência Mundial em Endoscopia, distinção concedida a apenas 18 países.

Da Agência Imprensa Oficial e do HC