Serra visita Instituto Criar, ONG dedicada à formação de jovens de baixa renda

ONG foi criada em 2003 e tem como missão formar jovens de baixa renda em 10 profissões técnicas dos bastidores da televisão e do cinema

ter, 22/05/2007 - 19h12 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na manhã desta terça-feira, 22, do lançamento do novo nome da ONG presidida pelo apresentador de televisão Luciano Huck. Com a parceria da empresa de internet Terra, firmada hoje, a entidade passa a ser conhecida como Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. 

A ONG foi criada em 2003 e tem como missão formar jovens de baixa renda em 10 profissões técnicas dos bastidores da televisão e do cinema (câmera, iluminação, áudio, figurino, cenografia, assistência de direção/roteiro, edição, computação gráfica, cabelo/ maquiagem e produção). Cerca de 150 alunos são formados a cada ano. Além das oficinas técnicas, cada um deles também participa de oficinas de promoção do desenvolvimento sócio-cultural. 

Em discurso para os alunos do programa, José Serra qualificou a iniciativa como “extraordinária” e aproveitou para lançar uma proposta. A idéia do governador é ampliar o número de bolsas concedidas pelo programa Ação Jovem, do governo estadual, para além da Capital. “Hoje o Instituto Criar tem que estar cobrindo essas bolsas para quem é da Grande São Paulo, mas eu acho que a Ação Jovem pode entrar com isso e o Instituto terá outros recursos liberados para investir nos alunos”, disse José Serra. O programa Ação Jovem beneficia jovens entre 15 e 24 anos com ensino fundamental ou médio incompletos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

“Cada vez mais haverá novos formatos e canais de distribuição de conteúdo. E serão necessárias pessoas capacitadas para operá-los. Com o foco na formação de profissionais para as ‘novas profissões’ que estão surgindo, nasceu essa parceria estratégica”, explicou o presidente da ong, Luciano Huck. 

O presidente do Terra ressaltou a importância da capacitação de jovens para enfrentar os novos desafios profissionais. “O mercado de conteúdo multimídia está em plena expansão e, como todo novo segmento, ainda é carente de profissionais especializados. O Terra tem a missão de oferecer oportunidades para que os jovens possam se especializar numa carreira com futuro promissor”. 

Manoel Schlindwein