Serra recebe governo mirim de Santa Fé do Sul

Crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública são incentivados a conhecer as rotinas do governo e propor ações em benefício da população

ter, 25/03/2008 - 15h10 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira, 25 de março, um grupo de crianças e jovens do município de Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto.Trata-se do Governo mirim, programa municipal no qual alunos do Ensino Fundamental da rede pública (estadual e municipal) são incentivados a eleger seus representantes: prefeito, vice-prefeito e vereadores. 

Os eleitos passam a acompanhar a rotina da Prefeitura e Câmara Municipal para conhecer as esferas do Governo para que possam passar a noção política e administrativa para os estudantes do município. Eles também apresentam sugestões colhidas entre os estudantes para a criação de ações voltadas a crianças e jovens.

O grupo que esteve no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira foi eleito no dia 7 de setembro e empossado em novembro. O governo mirim formado por um prefeito, um vice-prefeito e nove vereadores. A câmara mirim se reúne uma vez por mês e o prefeito mirim passa um dia com o prefeito municipal. Uma semana por mês, todo o governo mirim, visita órgãos do governo municipal.

Durante a visita, o prefeito mirim Paulo Rigamonte, de 14 anos e estudante da 8ª série do Ensino Fundamental, comentou que conhecer a sede do Governo do Estado é uma experiência importante, que levará para toda a vida. Ele lembrou que antes de ser eleito prefeito mirim não tinha muito interesse por política. “Vi o lado bom da política. Não é como as pessoas dizem. Achei que seria difícil embarcar numa carreira política, mas, agora, estou me identificando e já penso na política como alternativa de carreira”, disse. 

Também participou do encontro o prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges.

Cíntia Cury

C.M.