Serra prestigia homenagem a publisher da Folha de S.Paulo

Evento aconteceu na noite de segunda-feira, 6, na Assembléia Legislativa

ter, 07/08/2007 - 10h24 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, participou na noite desta segunda-feira, 6, na Assembléia Legislativa de sessão solene em homenagem ao empresário e publisher do jornal Folha de S.Paulo, Octávio Frias de Oliveira, que morreu no final de abril aos 94 anos. Serra visitou, no mesmo local, uma mostra com fotos das principais capas publicadas pela Folha desde a fundação.

“Ficou o legado da luta, da capacidade empresarial e da qualidade humana. Ele sempre mirou o progresso, o desenvolvimento e por isso criou uma marca em São Paulo”, comentou o governador. Serra destacou também a importância do empresário em momentos históricos do país, como a luta pelas Diretas Já e o processo que culminou com o impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992. “Ele teve um papel fundamental na luta pela redemocratização do Brasil”, analisou o governador de São Paulo.

Para o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, o empresário deixou um exemplo que contribuiu na afirmação do jornalismo brasileiro. “O Octávio constitui um jornal crítico e moderno que sempre assegurou espaço a todos. Ele deixou uma obra em prol do jornalismo em nosso país”, avaliou o tucano.

Durante discursos, parlamentares líderes dos partidos ressaltaram o pioneirismo do empresário na instituição da figura do Ombudsman. “Foi um homem de gestos simples que ousou sempre. O jornalismo deve muito ao Frias”, frisou o deputado Barros Munhoz. 

Exposição

Após a abertura da mostra, todos assistiram a um vídeo cujo conteúdo retrata a trajetória de Frias de Oliveira e do Grupo Folha ao longo das últimas décadas. 

Familiares e amigos do jornalista prestigiaram a abertura da mostra no hall monumental da Assembléia. Na exposição, aberta das 9h às 20h, o público pode conferir durante esta semana, capas da Folha de S.Paulo em momentos históricos do século XX, como o fim da União Soviética e a invasão norte americana no Iraque. Ou mesmo curiosidades como a manchete do jornal com a aprovação pelos deputados da lei do divórcio.

Há ainda, fotos de Octávio Frias com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com a farda na Revolução Constitucionalista de 1932 e o registro de encontros com personalidades da comunicação como Roberto Marinho e Assis Chateaubriand. Lá é possível conferir também retrato publicado em 1972, com Octavio Frias ao lado das primeiras rotativas, adquiridas naquele ano pelo Grupo Folha.

Além do governador José Serra, participaram do evento, o Secretário Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Marrey, o Secretário Estadual de Comunicação, Hubert Alquéres, o Secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, o Secretário Estadual de Gestão, Sidney Beraldo, o Secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes, o Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf, deputados, e os ex-governadores Cláudio Lembo e Geraldo Alckmin.

Cleber Mata